A fotografia e as fabulações no projeto curatorial da exposição INTER-DITO

  • Sandra Rey Universidade Federal do rio Grande do Sul
Palavras-chave: Inter-dito, processos híbridos, fotografia, documento, fabulação.

Resumo

O artigo aborda a organização do projeto INTER | DITO no contexto do Grupo de Pesquisa Processos Híbridos na Arte Contemporânea e, nesse contexto, apresenta as proposições conceituais da curadoria das obras que compõem a exposição apresentada no MUnA (Museu Universitário de Arte / UFU) . O Grupo é formado por artistas-pesquisadores com trajetória distintas e artistas-pesquisadores em formação (doutorado, mestrado e graduação) que investigam possibilidades de desdobramentos da imagem através de pesquisas envolvendo cruzamentos entre procedimentos da fotografia, vídeo, pintura, gravura, desenho, performance e processos digitais. As investigações articulam ações, procedimentos técnicos e conceitos, associando experiência estética com a reflexão teórica. A fotografia, base do projeto curatorial, faz parte tanto dos processos como das obras acabadas; é trabalhada tanto no que diz respeito à vocação documental do dispositivo quanto a processos que envolvem seus descaminhos em desdobramentos ficcionais. Naquilo que a fotografia capta do real pensamos INTER | DITO como intersecção e nessa cissura, a possibilidade de fabulação.

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Biografia do Autor

Sandra Rey, Universidade Federal do rio Grande do Sul
Sandra Rey. Artista plástica, desenvolve produção artística a partir de pesquisas em fotografia. Expõe, publica artigos sobre questões referentes à pesquisa em Artes Visuais e escritos de artista. Professora Titular do Departamento de Artes Visuais, Docente Permanente do Programa de Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pesquisadora no CNPq.
Publicado
2015-12-31
Como Citar
Rey, S. (2015). A fotografia e as fabulações no projeto curatorial da exposição INTER-DITO. OuvirOUver, 11(2), 292-307. https://doi.org/10.14393/OUV17-v11n2a2015-1
Seção
Dossiê Interdito: fotografia e fabulação