A criação de Música Visual Granular com fragmentos de som e imagem

  • Fernando Falci de Souza Instituo de Artes (IA) e Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS), Universidade de Estadual de Campinas - UNICAMP.
Palavras-chave: Pesquisa em Artes, Processos Criativos

Resumo

Neste artigo descrevemos o processo de criação de uma obra de música visual na qual aplicamos um processo de granulação de som e de imagem para resultando em pequenos fragmentos que compõe o material audiovisual básico. Primeiramente, introduzimos aspectos fundamentais da música visual, uma área específica dentro das artes audiovisuais, e apresentamos correspondências entre som e imagem e aspectos cognitivos da percepção e da formação de memórias multissensoriais. Em seguida, explicamos como estendemos uma técnica de síntese de som chamada síntese granular do domínio do som para o domínio da imagem definindo nosso conceito de Música Visual Granular. Finalmente, o processo de criação da obra "Belly Trick", separado em quatro episódios criados a partir de diferentes elementos inspirados na cidade de Bristol é descrito e acompanhado por uma discussão final sobre a técnica aplicada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Falci de Souza, Instituo de Artes (IA) e Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS), Universidade de Estadual de Campinas - UNICAMP.
Doutorado em Música Visual na Universidade Estadual de Campinas (incompleto), Mestrado em Música Computacional na Universidade Estadual de Campinas. Bacharel em Música Popular na Faculdade Santa Marcelina, Bacharel em Ciências da Computação pela Universidade de São Paulo.
Publicado
2015-12-31
Como Citar
de Souza, F. F. (2015). A criação de Música Visual Granular com fragmentos de som e imagem. OuvirOUver, 11(2), 492-513. https://doi.org/10.14393/OUV17-v11n2a2015-14