Educação somática e construtivismo: revendo a pedagogia da dança
Palavras-chave:
pedagogia da dança, educação somática, construtivismo
Resumo
O presente texto discute a aplicação da educação somática e do construtivismo pós-piagetiano no ensino da dança. Neste sentido, o artigo propõe uma revisão da pedagogia da dança, que vem secularmente arraigada, sobretudo, na tendência tradicional de ensino. A ideia central é apontar as questões epistemológicas que a educação somática e que o construtivismo têm em comum, para, deste modo, pensar em uma pedagogia da dança alternativa à vigente. Com estas bases teóricas, é possível trabalhar metodologias de ensino diferenciadas, que permitam a aprendizagem tanto de repertórios de dança quanto nos demais conteúdos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2016-12-16
Como Citar
Baldi, N. C. (2016). Educação somática e construtivismo: revendo a pedagogia da dança. OuvirOUver, 12(2), 256-269. https://doi.org/10.14393/OUV19-v12n2a2016-1
Seção
Dossiê Interfaces das Artes
Direitos autorais para trabalhos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os trabalhos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais.