Epistemologia, educação e artes visuais: da ascensão da visão subjetiva ao modernismo na arte e no ensino de artes visuais

  • Pablo Petit Passos Sérvio Faculdade de Artes Visuais, Universidade Federal de Goiás
  • Raimundo Martins Faculdade de Artes Visuais, Universidade Federal de Goiás
Palavras-chave: Epistemologia, ensino de artes visuais, modernismo, romantismo

Resumo

Relacionamos a revolução epistemológica associada à ascensão do conceito de visão subjetiva - desenvolvida no romantismo e fundamental para o modernismo - com modos de conceber arte e educação. Ressaltamos que tanto romantismo, como modernismo, pautaram-se por um humanismo que celebrou, quis proteger e estimular impulsos descritos como disposições naturais dos seres humanos. Salientamos, porém, que tais movimentos mascaravam assim sua atuação em estratégias disciplinares que construíam o sujeito moderno.

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Biografia do Autor

Pablo Petit Passos Sérvio, Faculdade de Artes Visuais, Universidade Federal de Goiás
Doutor (2015) e Mestre (2011) pelo Programa de Pós-­graduação em Arte e Cultura Visual da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás. Atualmente, faz pós-doutorado no mesmo Programa como bolsista PNPD/CAPES. 
Raimundo Martins, Faculdade de Artes Visuais, Universidade Federal de Goiás
Doutor em Educação/Artes pela Southern Illinois University (EUA), pós-­doutor pela University of London (1992) e pela Universidade de Barcelona (2005-­
Publicado
2015-12-31
Como Citar
Sérvio, P. P. P., & Martins, R. (2015). Epistemologia, educação e artes visuais: da ascensão da visão subjetiva ao modernismo na arte e no ensino de artes visuais. OuvirOUver, 11(2), 444-460. https://doi.org/10.14393/OUV17-v11n2a2015-11