Arte, educação e poder: discursos ocultos nas narrativas de museus brasileiros de arte

  • Caroline Alciones de Oliveira Leite Universidade Federal Fluminense
  • Luiz Sérgio da Cruz de Oliveira Universidade Federal Fluminense
Palavras-chave: Arte, Educação, Visita Guiada, Museu de Arte

Resumo

Este estudo tem como foco a análise dos procedimentos metodológicos de três museus de arte localizados na cidade do Rio de Janeiro e arredores. Para tanto, investigamos as práticas das visitas guiadas desses museus de maneira que, através da análise, pudéssemos iluminar as relações de poder que se constroem através das narrativas dos museus e que podem se apresentar ocultas à primeira vista. Para este estudo, entendemos como ambiente de pesquisa o Museu de Arte do Rio e o Museu Nacional de Belas Artes, ambos na cidade do Rio de Janeiro, e o Museu de Arte Contemporânea em Niterói. A possibilidade de trabalhar com distintos perfis de museus de arte viabilizou a verificação de como se dá a confluência entre ideologias e narrativas nessas instituições.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Alciones de Oliveira Leite, Universidade Federal Fluminense
Pós-graduanda do Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes da Universidade Federal Fluminense
Luiz Sérgio da Cruz de Oliveira, Universidade Federal Fluminense
Professor Titular de Artes / Poéticas Contemporâneas Universidade Federal Fluminense
Publicado
2015-12-31
Como Citar
Leite, C. A. de O., & Oliveira, L. S. da C. de. (2015). Arte, educação e poder: discursos ocultos nas narrativas de museus brasileiros de arte. OuvirOUver, 11(2), 462-476. https://doi.org/10.14393/OUV17-v11n2a2015-12