Saberes docentes da dança

  • Silvia Camara Soter da Silveira Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Educação
  • Monique Andries Nogueira Universidade Federal do Rio de Janeiro
Palavras-chave: Saberes, ensino, dança, escola

Resumo

Este artigo trata do tema saberes docentes e busca sua relação com o ensino da dança na escola. A categoria saber docente tornou-se central no campo da formação de professores a partir dos anos 1990 no Brasil. Neste trabalho, o saber docente é abordado através de dois autores que se dedicaram ao tema: Maurice Tardif (2012) e Selma Garrido Pimenta (2012), na busca de refletir sobre as especificidades do saber docente daquele que ensina dança na escola. O saber docente se constitui, de uma parte, na formação inicial e contínua em instituições de formação de professores e, de outra parte, se desenvolve ao longo da vida dos estudantes e professores, em contextos distintos destas instituições, nas vivências destes professores antes da chegada à formação inicial, nas marcas que a escolarização deixou, na articulação do que aprendem nos cursos de formação de professores com a realidade da escola e, também, pela própria prática docente no início da atividade profissional, no contexto da escola, através das trocas com seus pares. No caso da dança, no saber docente se mesclam saberes constituídos no ensino formal como no não formal, que na trajetória dos docentes de dança parece ter um papel importante.

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Biografia do Autor

Silvia Camara Soter da Silveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Educação
Professora Assistente do Departamento de Didática da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Monique Andries Nogueira, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Professora associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde atua como docente permanente no PPGE/UFRJ
Publicado
2016-12-16
Como Citar
Soter da Silveira, S. C., & Andries Nogueira, M. (2016). Saberes docentes da dança. OuvirOUver, 12(2), 270-280. https://doi.org/10.14393/OUV19-v12n2a2016-2
Seção
Dossiê Interfaces das Artes