O espetáculo como comunicação - proposta para uma mediação profanadora

  • Shirlei Torres Perez PUC - SP Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Palavras-chave: mediação, teatro, ação cultural, ecologia dos saberes, espacialidade

Resumo

Este trabalho apresenta uma proposta para ações de mediação e educação a partir do teatro, entendendo o espetáculo do ponto de vista da comunicação, como processo comunicativo e como mediação signica. Tendo como bases teóricas a proposição de Martín-Barbero, da educação pela comunicação e os conceitos de educação para a complexidade, de Edgar Morin, e os trabalhos de Christine Greiner e de Giorgio Agamben, discute as possibilidades da vivência do espectador como instrumentalização cognitiva e propõe conceitos estratégicos na abordagem e criação de ações de educação e mediação por parte dos pesquisadores, educadores e agentes de cultura. Partindo dessas premissas, discute, a título de exemplo, o espetáculo, argentino Caramelo de Límon, ressaltando eixos de observação do espetáculo do ponto de vista comunicativo e de mediação.

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Biografia do Autor

Shirlei Torres Perez, PUC - SP Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Doutora e mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC - Pontifícia Universidade Católica
Publicado
2015-12-31
Como Citar
Perez, S. T. (2015). O espetáculo como comunicação - proposta para uma mediação profanadora. OuvirOUver, 11(1), 142-155. https://doi.org/10.14393/OUV16-v11n1a2015-8