Identidade cultural e globalização em produções artísticas contemporâneas

  • Lurdi Blauth Universidade Feevale Novo Hamburgo/RS
  • Gisele Verardi Joaquim Universidade Feevale/RS
Palavras-chave: Cultura, identidade cultural, globalização, arte contemporânea

Resumo

O presente estudo aborda alguns aspectos sobre identidade cultural e globalização, a partir das proposições poéticas dos artistas Javier & Erika, destacando as obras Inforncof e Haciendo Mercado, que foram apresentadas na 8ª Bienal do Mercosul, em 2011. Essas obras propõem reflexões críticas sobre a questão da identidade cultural da América Latina do póscolonialismo, apontando as diferenças reais e simbólicas presentes na cultura paraguaia, em oposição às tradições indígenas e práticas capitalistas. O aporte teórico articula o pensamento de Nestor Garcia Canclini sob a perspectiva da globalização em suas esferas política, econômica e cultural, problematizando a ampliação do horizonte local e nacional. Stuart Hall trata a questão da identidade no contexto social e cultural, cujas rápidas mudanças, se não houver adaptação, instauram a crise de identidade pelo descentramento, deslocamento e também a sua fragmentação. ABSTRACT The present paper approaches some aspects regarding cultural identity and globalization, out of poetical propositions of the artists Javier & Erika, emphasizing the works Inforncof e Haciendo Mercado, presented at the Mercosul 8th Biennial, in 2011. Those works propose critic reflexions on the post-colonialism Latin America cultural identity matter, pointing to the real and the symbolic differences present in Paraguayan culture, in opposition to the indigenous traditions and capitalist practices. The theoretical basis articulates the thought of Nestor Garcia Canclini under the globalization perspective, in its political, economical and cultural spheres, questioning the local and national horizon broadening. Stuart Hall discusses the matter of identity in the social and cultural context, whose fast changes, if there is no adaptation, create an identity crisis through its destabilization, displacement and fragmentation. KEYWORDS Culture, cultural identity, globalization, contemporary art.

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Biografia do Autor

Lurdi Blauth, Universidade Feevale Novo Hamburgo/RS
Lurdi Blauth é artista plástica, professora, pesquisadora. Doutora em Artes Visuais, PPGAV, UFRGS/RS, 2005. Doutorado/sanduíche, Université Pantheon-Sorbonne, Paris I, França, 2003. Docente em cursos de graduação, pós graduação em Artes Visuais e mestrado em Processos e Manifestações Culturais; integra o grupo de pesquisa em Linguagens e Manifestações Culturais, Universidade Feevale Novo Hamburgo/RS. Realiza exposições individuais e participa de exposições coletivas, nacionais e internacionais.
Gisele Verardi Joaquim, Universidade Feevale/RS
Gisele Verardi Joaquim é mestranda no Curso de Pós-Graduação Strictu Senso Mestrado em Processos e Manifestações Culturais, Projeto de Dissertação:Arquivos fotográficos: modificações da cidade no espaço/tempo da memória coletiva e pessoal, Universidade Feevale/RS. Possuiu especialização em Poéticas Visuais, Universidade Feevale, 2011. Atua como professora de Artes em Esteio. Participa de exposições coletivas
Publicado
2015-10-28
Como Citar
Blauth, L., & Joaquim, G. V. (2015). Identidade cultural e globalização em produções artísticas contemporâneas. OuvirOUver, 9(2), 234-245. https://doi.org/10.14393/OUV12-v9n2a2013-11