A comicidade como possibilidade criativa na dança contemporânea

  • Ana Carolina Mundim Universidade Federal de Uberlandia
Palavras-chave: Dança contemporânea, comicidade, criação.

Resumo

O presente artigo busca discutir a comicidade como possibilidade criativa na dança contemporânea, pensando-a como processo de manifestação corpórea. Criando diálogo com artistas que produzem trabalhos bem humorados, identificamos alguns pontos convergentes e divergentes nas escolhas realizadas e nos modos de acionar a comicidade na cena. Apontamos, ainda, como a comicidade pode ser discutida em um campo mais amplo, para além do entretenimento, podendo se articular como instrumento de poder, como veículo de provocação e/ou de reflexão e/ou como ótica de ação em relação ao mundo. ABSTRACT This article discusses the comicality as a creative possibility in contemporary dance, thinking about it as a body manifestation process. Creating a dialogue with artists who produce amused works, we have identified some converging and some diverging points between the choices made and the ways to put comicality in scene. We have also considered how comicality can be discussed in a larger field, not only as entertainment, but also articulating itself as an instrument of power, as a vehicle of incitement and/or reflection and/or as a point of view in relation to the world. KEYWORDS Contemporary dance, comicality, creation.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina Mundim, Universidade Federal de Uberlandia
Atriz, bailarina, fotógrafa e pesquisadora das artes do corpo. Bacharel e Licenciada em Dança, Mestre e Doutora em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e pela Universitat Autónoma de Barcelona. Atualmente é professora adjunta efetiva do Curso de Dança da Universidade Federal de Uberlândia. Desde 2009 desenvolve a pesquisa Dramaturgia do corpo-espaço e territorialidade, que faz conexões entre as áreas de física mecânica, arquitetura, dança, teatro e música, objetivando a criação em dança pautada na improvisação e na composição em tempo real. Desde 2010 a pesquisa está vinculada ao seu projeto docente, desenvolvido junto à Universidade Federal de Uberlândia, que inclui grupo de pesquisa de mesmo título, o grupo de estudos Corpo e Expressividade e o Conectivo Nozes.
Publicado
2014-10-29
Como Citar
Mundim, A. C. (2014). A comicidade como possibilidade criativa na dança contemporânea. OuvirOUver, 9(1), p. 46-58. https://doi.org/10.14393/OUV11-v9n1a2013-4