A reinvenção do heroísmo na contemporaneidade: a busca de uma estética relacional ativista

  • Tania Alice Caplain Feix Escola de Teatro da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
Palavras-chave: Performance, intervenção urbana, ativismo, herói.

Resumo

O artigo aborda as performances realizadas pelo Coletivo de performance carioca Heróis do Cotidiano, que investiga a possibilidade e as condições de surgimento e expansão do hero¬ísmo na Contemporaneidade. Pela criação de micro-utopias temporárias e locais, o Coletivo realiza uma apropriação do espaço público, dialogando com o conceito de Estética Relacional de Nicolas Bourriaud, estabelecendo novas formas de sociabilidade e estabelecendo proces¬sos de subjetivação diferentes daqueles propostos pela mass mídia a respeito do herói, do heroísmo e das possibilidades de realização de um ativismo poético contemporâneo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tania Alice Caplain Feix, Escola de Teatro da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
Tania Alice Caplain Feix é performer e professora adjunta na Escola de Teatro da Universidade Fede¬ral do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Doutora em Letras e Artes pela Universidade de Aix-Marseille I.
Publicado
2013-08-22
Como Citar
Feix, T. A. C. (2013). A reinvenção do heroísmo na contemporaneidade: a busca de uma estética relacional ativista. OuvirOUver, 7(2). Recuperado de http://www.seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/23398