Mulheres fazendo música: a aprendizagem musical por meio do violão em grupo.

  • Lucielle Farias Arantes Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli, de Uberlândia.
Palavras-chave: Violão em grupo. Modelo (T)EC(L)A. Abordagem Multi-Modal.

Resumo

Trata-se de um relato de experiência, que tem por intuito demonstrar o emprego simultâneo e a funcionalidade de três pressupostos metodológicos: ensino instrumental em grupo, modelo (T)EC(L)A de Keith Swanwick e abordagem Multi-Modal de Marion Verhaalen, quando do processo de ensino-aprendizagem musical de um grupo formado por cinco mulheres. Tal processo se deu mediante a realização de um minicurso que contou com o violão como instrumento musicalizador e privilegiou a experiência musical direta. Além de auxiliar na sistematização dos conteúdos e na tomada de decisão em função das dificuldades apresentadas pelas alunas, a combinação das metodologias favoreceu o maior dinamismo nas aulas, a descontração e integração do grupo. Com o minicurso, as alunas demonstraram o desenvolvimento de habilidades musicais diversas e, principalmente, a satisfação em sentir e fazer música.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucielle Farias Arantes, Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli, de Uberlândia.
Bacharel em Violão e licencianda em Música pela UFU. Professora do Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli, de Uberlândia.
Publicado
2007-10-18
Como Citar
Arantes, L. F. (2007). Mulheres fazendo música: a aprendizagem musical por meio do violão em grupo. OuvirOUver, 1(1). Recuperado de http://www.seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/229
Edição
Seção
Relatos