Breve reflexão sobre um processo de aprendizagem na Prática de Ensino e no Estágio Supervisionado. O teatro em foco

  • Vilma Campos dos Santos Leite
Palavras-chave: Aprendizagem em teatro. Jogo teatral. Protocolo.

Resumo

Este texto é uma reflexão sobre os encontros periódicos com dois grupos de graduandos das disciplinas Prática de Ensino II e IV no segundo semestre de 2005 do curso de Teatro da Universidade Federal de Uberlândia. Tais momentos antecedem e se sucedem à regência dos estagiários em escolas e comunidade. Os protocolos são textos escritos pelos próprios estagiários a partir dos encontros e são aqui utilizados alguns fragmentos dessa produção para a percepção do quanto o margeamento do processo por meio de procedimentos de trabalhos, como textos, jogos teatrais e relatos de vida/estágios puderam contribuir na busca e na construção do papel de professor de teatro. Há uma necessidade de formular procedimentos a partir do contexto concreto, pois, apesar do risco inicial de um imitar desapropriado de cada aprendiz-estagiário, há uma prevenção de atitudes licenciosas, que assim como nas outras áreas, são tão perniciosas quanto a postura autoritária. A estampagem nas concepções educativas de Paulo Freire permite um entrelaçar contínuo entre a pedagogia e a estética. Nesse processo, a utilização de textos de natureza fictícia para a analogia expandiu a tecitura. O diálogo entre textos com os jogos e relatos de vida e de estágio numa perspectiva bakhtiniana é um estudo ainda incipiente que destaca o processo iniciatório presente em uma Prática de Ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vilma Campos dos Santos Leite
Professora assistente do curso de Teatro do Departamento de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Uberlândia. Mestre em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - USP.
Como Citar
Leite, V. C. dos S. (1). Breve reflexão sobre um processo de aprendizagem na Prática de Ensino e no Estágio Supervisionado. O teatro em foco. OuvirOUver, 1(1). Recuperado de http://www.seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/228
Edição
Seção
Relatos