O corpo no tao exercício expressivo

  • Alice Stefânia
Palavras-chave: Corpo. Taoísmo. Expressividade.

Resumo

A pesquisa que ora desenvolvo objetiva instaurar, inspirada no universo taoísta, processos criativos que potencializem a expressividade do artista cênico, ao mesmo tempo em que possam operar como fatores de harmonização (enquanto estados de equilíbrio dinâmico e provisório). Nessa investigação, noções da sabedoria chinesa, bem como algumas práticas taoístas, norteiam os processos criativos, e dialogam com idéias da filosofia ocidental contemporânea. Esse diálogo está sendo amparado pela noção de releitura, de transcriação, de atualização. Operando na fronteira entre imaginário e procedimentos taoístas, estudos do corpo, confronto entre questões filosóficas atuais e idéias da sabedoria taoísta, exercício performático (enquanto espaço de construção de dramaturgias do corpo), e utilização mestiça de técnicas artísticas e meditativas, espera-se inaugurar um espaço de reinvenção, próprio à geografia fronteiriça, à arte e ao zeitgeist contemporâneo. Espaço que abrigue o exercício e a reflexão sobre o que chamamos expressividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alice Stefânia
Alice Stefânia Curi é atriz, mestre em Artes pelo Instituto de Artes da UnB e doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da UFBa. Seus estudos inserem-se na linha de pesquisa Poéticas e Processos de Encenação.
Como Citar
Stefânia, A. (1). O corpo no tao exercício expressivo. OuvirOUver, 1(1). Recuperado de http://www.seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/227
Edição
Seção
Comunicações