Vocabulário poético do ator

  • Fernando Manoel Aleixo Universidade Federal de Uberlândia
Palavras-chave: Ator, processo criativo, voz poética.

Resumo

Este artigo organiza o conteúdo teórico e prático desenvolvido no projeto Vocabulário Poético do Ator. Ligado à pesquisa sobre "Processos Criativosâ€? este projeto tem sua ênfase no trabalho do ator a partir da perspectiva da corporeidade da voz e da dramaturgia do corpo. As principais metas desta pesquisa consideram a cena teatral como sendo uma escrita poética do corpo, que compreende — de forma integrada — os empenhos vocal, corporal e criativo do intérprete. Deste modo, esta reflexão compreende uma análise da investigação teórico-prática sobre a elaboração de um percurso de construção de um vocabulário poético do ator, que envolveu aspectos de formação e de criação teatral, a partir do desenvolvimento da sabedoria sensível do corpo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Manoel Aleixo, Universidade Federal de Uberlândia
Fernando Aleixo é ator pesquisador do Grupo República Cênica. Professor efetivo do Curso de Teatro da Universidade Federal de Uberlândia, onde é responsável pelas disciplinas de consciência e técnica vocal e de interpretação.
Publicado
2009-05-13
Como Citar
Aleixo, F. M. (2009). Vocabulário poético do ator. OuvirOUver, 4(2). Recuperado de http://www.seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/2037
Edição
Seção
Artigos