O Teatro Aplicado em questão - abrangência, teoria e o uso do termo

  • Marina Henriques Coutinho Universidade Federal do Esatdo do Rio de Janeiro
Palavras-chave: Teatro e comunidade, Teatro aplicado, pedagogia do teatro

Resumo

Um fenômeno constatado aqui no Brasil e em outras partes do mundo tem levado o teatro a inúmeros contextos. Uma grande diversidade de práticas teatrais alarga o campo da Pedagogia do Teatro e exige que as pesquisas acadêmicas ampliem seus focos de interesse. O artigo pretende refletir sobre a abrangência da área da pedagogia teatral hoje, além de trazer para discussão o termo que ganha destaque internacional - applied theatre/ teatro aplicado. Publicações recentes, em língua inglesa, revelam que a busca pela compreensão da pluralidade de iniciativas, nomenclaturas, métodos etc. é compartilhada por pesquisadores também de outros países. Em vários lugares do mundo, a academia tenta responder, com maior ou menor agilidade, à emergência dessa grande diversidade de práticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marina Henriques Coutinho, Universidade Federal do Esatdo do Rio de Janeiro
Marina Henriques Coutinho é Professora do Departamento de Ensino do Teatro da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).
Publicado
2014-10-27
Como Citar
Coutinho, M. H. (2014). O Teatro Aplicado em questão - abrangência, teoria e o uso do termo. OuvirOUver, 8(1-2), p. 110-127. Recuperado de http://www.seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/12498