Como forma de contribuir para o importante debate sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), as docentes da Alfabetização Inicial da Eseba realizaram um trabalho exaustivo de estudos, discussões e reflexões sobre os cadernos produzidos pela equipe do Ministério da Educação para a formação de professores alfabetizadores. Esses estudos resultaram neste dossiê, que apresenta as reflexões desenvolvidas no Grupo de Estudos da Alfabetização Inicial (GEAI) durante os anos de 2012 e 2013, cuja bibliografia de referência e discussão foram os cadernos de formação do PNAIC . Frente a esse novo contexto de implementação do Pacto, a responsabilidade das docentes nesse grupo de pesquisa foi grande, uma vez que, por não terem sido convidadas a participar dos encontros oficiais de formação propostos pelo governo federal, elas se mobilizaram no sentido de unir esforços para a compreensão das orientações contidas nos cadernos de formação do PACTO e, assim, preparadas para os desafios contemporâneos, contribuírem para a efetiva alfabetização dos alunos “na idade certa”. Todos os temas propostos no PAIC foram estudados e debatidos no interior do GEAI e estão aqui apresentados em forma de artigos.
Publicado: 2017-08-23

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  • Cláudia Goulart, Aline Carrijo de Oliveira, Pollyana Silva (Autor)
    6-14

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