Neste número da O&T, apresentamos uma coletânea de artigos, ensaios e relatos de experiências exitosas que nos inspiram e nos motivam a seguir sempre adiante com as pesquisas e com os estudos em nossas respectivas áreas de investigação. Mesmo com a atual política de contingenciamento de verbas para a educação, com a falta de investimentos em programas de educação básica, como a construção e manutenção de creches, com a falta de uma política para o ensino médio e para o técnico, com o corte de bolsas de pesquisa e outras tantas ações que paralisam a pesquisa e dificultam o progresso das ciências, os professores pesquisadores das diversas IFES não se rendem à falta de recursos e seguem realizando seus estudos e apresentando à sociedade os bons resultados advindos desse esforço. Isso é o que encontramos neste número atemático da Olhares & Trilhas: reflexões, inquietações e discussões importantes no campo do ensino e da educação. Vale muito a pena a leitura deste número!!
O tema proposto “Pesquisas em Educação Musical” possui como objetivo principal oferecer discussões sobre a pesquisa em Educação Musical enquanto ciência, bem como apresentar resultados de pesquisas na área.
Este tema pode oportunizar a divulgação de diferentes vertentes teóricas e metodológicas dentro da Educação Musical, reforçando a importância da pesquisa para modificar ou aperfeiçoar o ensino de música. É uma área de conhecimento em que pensar e fazer música não estão separados, o que pode fornecer subsídios para discussões envolvendo questões relacionadas com o ensino aprendizagem de música. Esta proposta tenderá a focalizar alguns desdobramentos na pesquisa em música, em suas diferentes abordagens epistemológicas, permitindo uma grande divulgação dos resultados de pesquisas realizadas na área.
Este volume visa abarcar estudos que analisam as teorias educacionais e as práticas educativas de modo que possam favorecer a compreensão da realidade escolar e contribuir com a prática docente. Acreditamos que divulgar resultados de pesquisas científicas na área da educação e do desenvolvimento humano elucidará conceitos acadêmicos, por vezes distantes do cenário educacional.
Nesta edição, a Revista Olhares e Trilhas reúne nove artigos e seis relatos de experiência que problematizam a formação de professores, as ações pedagógicas voltadas para o ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras com fins acadêmicos e para o movimento de internacionalização do ensino superior. Os textos trazem à baila estratégias inovadoras de ensino-aprendizagem e ressaltam a relevância e qualidade do trabalho desenvolvido, por professores formadores e em formação, no IsF, no cenário nacional. Além disso, os trabalhos aqui apresentados corroboram a importância de políticas públicas que garantam o acesso gratuito à educação linguística em língua estrangeira, sobretudo quando se considera o cenário de desigualdade social no país.
Esta edição temática da Revista Olhares & Trilhas é fruto da parceria firmada entre os editores da Revista e os organizadores do III Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação (III-SNTDE). O referido evento teve sua terceira edição realizada nos dias 25, 26 e 27 de julho de 2018, sediado nas dependências da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís/MA, e reuniu professores, estudantes de graduação, pós-graduação, pesquisadores e demais profissionais de diferentes localidades do país e do exterior interessados em discutir Tecnologias Digitais na Educação. Os textos aqui reunidos são resultados de pesquisas levadas a cabo em salas de aula e apontam para a necessidade de qualificação dos professores para o trabalho nessa seara e o envolvimento dos estudantes em práticas cada vez mais ligadas às tecnologias, visando a melhoria da qualidade da educação.
Os trabalhos desta edição têm por objetivo contribuir para a reflexão e o questionamento das possíveis incidências do IsF nos complexos processos: de internacionalização do Ensino Superior; de formação de professores; e de implementação de uma política linguística que valorize a pluralidade cultural, as múltiplas identidades e a heterogeneidade dos sujeitos e da própria linguagem ao contemplar as práticas, interesses e demandas locais.
Evento comemorativo dos 40 anos da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia, ocorrido de 25 a 28 de outubro de 2017.
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ISSN: 1983.3857. DOI: https://doi.org/10.14393/OT
Revista Qualis B1, área de Ensino, quadriênio 2016.