http://www.seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/issue/feed Olhares & Trilhas 2020-03-27T11:18:58-03:00 Claudia Goulart revistaolharesetrilhas@gmail.com Open Journal Systems <p>A Olhares &amp; Trilhas (ISSN:1983.3857 - online) é o periódico quadrimensal da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (Eseba/UFU), avaliado como B1 na Área de Ensino no quadriênio Qualis/Capes 2013-2016, e seus números são publicados em abril, agosto e dezembro de cada ano. A revista objetiva a publicação de artigos, relatos de experiências e de pesquisas, resenhas, galerias e outras produções de professores e pesquisadores em todos os níveis e modalidades de ensino.</p> http://www.seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/44198 Uma análise comparativa sobre o oferecimento das disciplinas de práticas vocais nas matrizes curriculares dos cursos de licenciatura em música da modalidade EaD e presencial. 2020-03-27T11:18:58-03:00 DANIEL CHRIS AMATO MAESTRODANIELAMATO@GMAIL.COM Este artigo apresenta uma análise do oferecimento de disciplinas que tratam do ensino de prática vocais nos cursos de licenciatura em música nas modalidades a distância e presencial, a partir do levantamento de suas matrizes curriculares. Estes cursos de licenciatura são oferecidos à sociedade com a mesma certificação pelos órgãos competentes (MEC), no entanto, apresentam significativas diferenças de conteúdo entre suas matrizes curriculares quando analisados os títulos das disciplinas oferecidas, visto que a modelagem destas matrizes são fruto de uma tradição ou inovação proposta pelos seus gestores, a partir de uma demanda que pode surgir no mercado ou da cultura que sua comunidade apresenta. Esta pesquisa exploratória e documental, de natureza qualitativa, realizada em 16 instituições privadas e públicas em ambas modalidades, apresenta hipóteses em resposta à seguinte pergunta: Existe alguma diferença relevante na oferta de disciplinas de prática vocais dos cursos de licenciaturas em música na modalidade de Ensino Presencial e o Ensino a Distância? Após as comparações e análises, foi possível estabelecer a discrepância no oferecimento, e analisar estas distorções diante das hipóteses sugeridas. 2020-03-25T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2020 Olhares & Trilhas http://www.seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/42836 O ensino da expressividade jazzística na guitarra modalidade a distância: um estudo de caso. 2020-03-27T11:15:58-03:00 Endre Solti endreguitar@gmail.com José Eduardo Fornari Novo Junior tutifornari@gmail.com Este trabalho apresenta um estudo de caso que avaliou as qualidades musicais nos improvisos jazzísticos dos alunos de guitarra elétrica da Licenciatura em Música, modalidade a distância (EaD), oferecida pela UninCor. Foram constatados problemas de assimilação e maturação de conhecimentos musicais relacionados com a expressividade musical jazzística nos improvisos desses alunos. Argumenta-se aqui que esses problemas podem estar atrelados à dificuldade de verbalização que alguns tipos de conteúdos práticos musicais podem apresentar durante o seu processo de ensino, conteúdos estes relacionados ao Conhecimento Processual, conforme definido por John Anderson, e que podem se apresentar mais pronunciados quando ministrados a distância. Como possível solução, sugerimos que momentos presenciais sejam valorizados e que novas tecnologias, capazes de auxiliar alunos na ausência de um professor, sejam desenvolvidas. 2020-03-27T10:51:13-03:00 Copyright (c) 2020 Olhares & Trilhas http://www.seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/45794 A presença do piano em escolas de Uberlândia de 1889 a 1957 2020-03-27T11:15:58-03:00 Daniela Carrijo Franco Cunha danicfranco@hotmail.com Lilia Neves Gonçalves lilia_neves_2006@hotmail.com <p>Este artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado cujo objetivo era investigar a presença do piano na cidade Uberlândia, bem como a sua relevância para o ensino de música na escola de 1888 até 1957, na perspectiva da educação musical. Esta pesquisa é um estudo documental, cujas fontes são artigos de jornais que circularam na referida cidade nesse período. A partir dessas fontes foi possível focar, neste artigo, na escola como um espaço importante para o ensino/aprendizagem de música, sendo que o piano era o instrumento presente nas atividades musicais realizadas no âmbito das escolas da cidade. Um dos autores que fundamentou a pesquisa foi Norbert Elias (1994), que discute a escolarização como uma continuidade no processo de civilização das pessoas. Concluiu-se que as atividades musicais no espaço escolar e os ideais construídos neste período contribuíram para o ensino/aprendizagem do piano na cidade.</p> 2020-03-27T11:06:21-03:00 Copyright (c) 2020 Olhares & Trilhas