Validade de conteúdo das provas de um curso de compreensão oral para fins acadêmicos: relato de uma experiência

Palavras-chave: Validade de conteúdo. Compreensão oral. Inglês para fins acadêmicos – IFA. Idiomas sem Fronteiras - IsF.

Resumo

Este artigo relata a análise da validade de conteúdo (GREEN 2014) das provas aplicadas em um curso de Inglês para Fins Acadêmicos com foco na compreensão oral no Programa Idiomas sem Fronteiras – IsF. O objetivo foi verificar o alinhamento entre o plano de ensino e as provas. As categorias de análise foram as micro e macroabilidades da compreensão oral conforme Brown (2004; 2007). Foram aplicados questionários aos alunos para verificar sua percepção quanto à clareza das questões e ao grau de dificuldade dos áudios. Os resultados indicaram que a primeira prova apresenta validade de conteúdo satisfatória, dois áudios considerados não muito difíceis e questões que não causaram problemas de compreensão. Na segunda, a validade de conteúdo foi parcial (60%) e o julgamento quanto à dificuldade do áudio e à clareza das questões coincidiu com o expresso para a primeira. A terceira prova foi considerada portadora de validade de conteúdo, embora tenha sido complexo fazer tal verificação porque não havia correspondência explícita entre o plano de ensino e a rubrica das questões. Quanto à clareza das questões, houve a mesma percepção das provas anteriores e o áudio foi o que mais alunos consideraram difícil, levando-nos a refletir sobre possíveis motivos para tal.

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Biografia do Autor

Gabriela Martins Santos, Universidade de Brasília

Aluna do curso de Graduação em Letras-Inglês Licenciatura da Universidade de Brasília e ex-bolsista do Idiomas sem Fronteiras/Inglês na mesma instituição.

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Publicado
2020-08-25