A Ciência do Desporto na perspectiva de Jorge Bento para a formação de professores de Educação Física

Palavras-chave: Desporto., Formação Humana., Formação Profissional., Fenômeno.

Resumo

Duas interrogações iniciais propiciaram a redação deste escrito: 1- É possível entender o Desporto de forma mais abrangente, superando a visão simplista de mera prática de modalidade esportiva? 2- Dar nova dimensão ao Desporto pode propiciar, na formação profissional em Educação Física, a busca de um sentido humano mais adequado? A partir destas questões, este estudo relaciona a Ciência do Desporto com a formação profissional em Educação Física, numa visão ampliada e de uma axiologia humanista, calcado em estudos realizados por  Jorge Olímpio Bento, e teóricos dessa área que se apoiaram em suas reflexões. Com a proposta de contribuir com a produção de conhecimento, contextualizado e crítico, em Educação Física, esse artigo se pauta na Ciência do Desporto advogada pela Faculdade do Desporto da Universidade do Porto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vickele Sobreira, Universidade Federal de Uberlândia - CAp Eseba

Graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Uberlândia - FAEFI/UFU (2007). Especialista em Educação Física e Deficiência, pela Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Uberlândia (2008). Mestra em Educação Física, pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM.Membro do grupo de Pesquisa Potencial, que se dedica aos estudos sobre formação e atuação profissional de professores e sobre as Inteligências Múltiplas. Professora da Escola de Educação Básica, Colégio de Aplicação, da Universidade Federal de Uberlândia - ESEBA/UFU.

Vilma Lení Nista-Piccolo, Universidade de Sorocaba - UNISO

Licenciada em Educação Física e Bacharel em Fisioterapia, Mestre em Educação e Doutora em Psicologia Educacional pela Universidade Estadual de Campinas. Foi professora da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, onde desenvolveu os projetos de extensão "Crescendo com a Ginástica" e "Grupo Ginástico Unicamp", criou diferentes grupos de pesquisa e foi chefe do Departamento de Educação Motora. Foi professora titular da Universidade São Judas Tadeu, onde criou e coordenou o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física, sendo a responsável pela implantação dos Cursos de Mestrado e Doutorado na área. Também implantou o curso de graduação em Educação Física e Esporte da Metrocamp (Campinas), onde criou o Instituto do Esporte. Tem experiência com pesquisas e publicações nas seguintes Linhas de Pesquisa: Cotidiano Escolar, Formação Docente, Educação voltada à Saúde, Educação Física escolar, Ginástica e Inteligência Corporal Cinestésica. Desde 2000, quando estudou na Universidade de Harvard, tem desenvolvido estudos e pesquisas sobre as Inteligências Humanas. Atualmente integra o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba. Coordena o Grupo de Pesquisa POTENCIAL, que tem como foco de estudo as diferentes questões que permeiam a formação e atuação docente no cotidiano escolar, em relação aos conteúdos, métodos e os processos de avaliação desenvolvidos em vários níveis de ensino, além de identificar a percepção dos integrantes desse ambiente sobre inteligência humana. Foi pesquisadora do CNPq de 2013 a 2015.

 

Wagner Wey Moreira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba (1973), graduação em Pedagogia Habilitação em Administração e Orientação Educacional pela Faculdade de Educação Osório Campos-RJ (1978), graduação em Pedagogia, Habilitação em Supervisão Escolar pela Faculdade de Educação Dom Bosco (1983), mestrado em Educação (Filosofia) pela Universidade Metodista de Piracicaba (1985), doutorado em Educação (Psicologia Educacional) pela Universidade Estadual de Campinas (1990) e Livre Docência pela Universidade Estadual de Campinas (1993). Foi um dos criadores da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, exercendo aí as funções de Coordenador de Graduação e Diretor Adjunto, bem como professor dos cursos de Graduação, Mestrado e Doutorado dessa Faculdade. Foi professor Titular III da Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP, atuando nos cursos de graduação, mestrado e doutorado nas áreas da Educação e Educação Física, sendo ai Diretor de Faculdade e Coordenador de Mestrado. É consultor ad hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, parecerista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES e membro de comissões editoriais de revistas científicas da área da Educação Física e Desporto e da Educação. Já orientou 75 dissertações de mestrado e 13 teses de doutorado defendidas e aprovadas. Publicou mais de uma dezena de livros, alguns já com elevado número de edições, dos quais se destacam: Educação Física e Esportes: perspectivas para o século XXI (Papirus); Coleção (4 livros) da Educação Física para a Educação Básica (Cortez); em companhia de Jorge Olímpio Bento - Homo Sportivus: o humano no homem (Casa da Educação Física).Tem experiência nas áreas da Educação e da Educação Física e Desporto, atuando principalmente nos seguintes temas: corporeidade, desporto, educação física escolar, formação profissional e pedagogia do movimento. Como base epistemológica, desenvolve trabalhos associando Educação, Educação Física e Desporto com a fenomenologia (em especial Merleau-Ponty) e com as teorias da complexidade (em especial Morin) . E líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade e Pedagogia do Movimento - NUCORPO/CNPq. Atualmente é professor do Curso de Graduação em Educação Física e do Curso de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Federal do Triangulo Mineiro - UFTM. E Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq na área de Educação.

Referências

AMADIO, A. C.; TANI, G. Saudações. In: BENTO, J. O. Desporto discurso e substância. Belo Horizonte: Instituto Casa da Educação Física, UNICAMP – Centro de Estudos Avançados – Coleção CEAv Esporte, v. 02, 2013. pp. 14-15.

BRACHT, V. A criança que pratica esporte respeita as regras do jogo...capitalista. In: OLIVEIRA, V. M. de. (Org.) Fundamentos pedagógicos educação física 2. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1987. pp. 180-190.

BENTO, J. O. Acerca das reformas em curso na Universidade. Rev. Port. Cien. Desp., Dez 2007(a), vol. 7, no.3, p. 283-287.

BENTO, J. O. Corpo e desporto: reflexões em torno desta relação. In: MOREIRA, W. W. (Org.). Século XXI: a era do corpo ativo. Campinas, SP: Papirus, 2006(a). pp. 155-182.

BENTO, J. O. Corrida contra o tempo: posições e intervenções. Belo Horizonte: Casa da Educação Física e Unicamp – Centro de Estudos Avançados, 2012(a).

BENTO, J. O. Da conjuntura corporal e do ambiente obesogénico, relaxado e indolente. Rev. Port. Cien. Desp., Jan. 2007(b), vol.7, no.1, p. 3-5.

BENTO, J. O. Da falácia da ‘actividade física’. Rev. Port. Cien. Desp., Out 2006(b), vol. 6, no.3, p. 259-261.

BENTO, J. O. Desporto discurso e substância. Belo Horizonte: Instituto Casa da Educação Física, UNICAMP – Centro de Estudos Avançados – Coleção CEAv Esporte, v. 02, 2013.

BENTO, J. O. Desporto e humanismo: o campo do possível. Ação e Movimento, março/abril 2004; 1(1). p. 30-38.

BENTO, J. O. Do corpo de do activismo na conjuntura de mercado e consumo. Rev. Port. Cien. Desp., 2009(a), vol. 9, no. 2-3, p. 203-227.

BENTO, J. O. Esclarecimentos e Pressupostos. In: TANI, G; BENTO, J. O.; PETERSEN, R. D. de S. (Eds.). Pedagogia do Desporto. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006(c). p. 3-11.

BENTO, J. O. Formação de Mestres e Doutores: Exigências e Competências. Rev. Port. Cien. Desp., Abr 2008, vol. 8, no.1, p. 169-183.

BENTO, J. O. Não ir na onda – correr contra o tempo. Rev.Port. Cien. Desp., Jan 2009(b), vol.9, no.1, p. 3-6.

BENTO, J. O. Pelo regresso do desporto: ensaio epistemológico. In: BENTO, J. O.; MOREIRA, W. W. Homo Sportivus: O humano no homem. Belo Horizonte: Instituto Casa da Educação Física, 2012(b). pp. 13-111.

BENTO, J. O.; MOREIRA, W. W. Homo sportivus: o humano no homem. Belo Horizonte: Casa da Educação Física, 2012.

CAGIGAL, J. M. Obras selectas. Volume III, Cádiz: Comitê Olímpico Espanhol, 1996.

FUNARI, P. P. A. O esporte e sua relevância na atualidade. In: In: BENTO, J. O. Desporto discurso e substância. Belo Horizonte: Instituto Casa da Educação Física, UNICAMP – Centro de Estudos Avançados – Coleção CEAv Esporte, v. 02, 2013. pp. 11-12.

GAYA, A. Prefácio. In: BENTO, J. O. Corrida contra o tempo: posições e intervenções. Belo Horizonte: Casa da Educação Física e Unicamp – Centro de Estudos Avançados – Coleção CEAv Esporte, 2012. pp. 20-21.

GAYA, A.; GUIMARÃES, A. C. (In memoriam). Uma autobiografia intelectual. In: BENTO, J. O. Desporto discurso e substância. Belo Horizonte: Instituto Casa da Educação Física, UNICAMP – Centro de Estudos Avançados – Coleção CEAv Esporte, v. 02, 2013. pp. 16-23.

GORDO, M. E. S. C; MOREIRA, W. W. A formação profissional em educação física no Pará e a aspiração discente. Ver a Educação, v. 12, n. 2, p. 231-246, jul/dez. 2011.

GRECO, P. Prefácio II. In: BENTO, J. O. Da Coragem, do Orgulho e da Paixão de ser professor: auto-retrato. Belo Horizonte: Casa da Educação Física, 2.ed. 2010. pp. 11-13.

JENNINGS, A. Jogo sujo: o mundo secreto da FIFA, São Paulo: Panda Books, 2011.

MARTINS, I. M. de L. Prefácio I. In: BENTO, J. O. Da Coragem, do Orgulho e da Paixão de ser professor: auto-retrato. Belo Horizonte: Casa da Educação Física, 2.ed. 2010. pp. 09-10.

MONTAGNER, P. C.; SCAGLIA, A. J.; PAES, R. R. Prefácio à edição brasileira. In: BENTO, J. O. Desporto discurso e substância. Belo Horizonte: Instituto Casa da Educação Física, UNICAMP – Centro de Estudos Avançados – Coleção CEAv Esporte, v. 02, 2013. pp. 25-29.

MONTEIRO, A. A. ; NISTA-PICCOLO, V. L. ; SOBREIRA, V. Formação e a atuação do professor de educação física escolar: um estudo no estado de São Paulo. Quaestio (UNISO), v. 18, p. 211-225, 2016.

MOREIRA, E. C.; TOJAL, J. B. A. G. A formação em Programas de Pós-Graduação Strictu Sensu em Educação Física: preparação docente versus preparação para pesquisa. Movimento, Porto Alegre, v. 15, n. 04, p. 127-145, outubro/dezembro de 2009.

MOREIRA, E. C.; TOJAL, J. B. A. G. Prioridades dos programas de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação Física; a visão dos egressos. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, Florianópolis, v. 35, n.1, p. 161-178, jan./mar. 2013.

MOREIRA, W. W. Educação física escolar: uma abordagem fenomenológica, Campinas: Unicamp, 1995.

MOREIRA, W. W. Formação profissional em ciência do esporte: homo sportivus e humanismo. In: BENTO, J. O.; MOREIRA, W. W. Homo sportivus: o humano no homem. Belo Horizonte: Casa da Educação Física, 2012(a). p. 112-180.

MOREIRA, W. W. Prefácio. In: MESQUITA, I.; BENTO, J. O. Professor de Educação Física: fundar e dignificar a profissão. Belo Horizonte: Instituto Casa da Educação Física, 2012(b). pp. 03-08.

MOREIRA, W. W. et al. Corporeidade aprendente: a complexidade do aprender a viver. In: MOREIRA, W. W. (Org.). Século XXI: a era do corpo ativo, Campinas: Papirus, 2006. pp. 137-154.

MOREIRA, W. W; NISTA-PICCOLO, V. L. Formação de Professores de Educação Física e o Projeto Pedagógico da Escola: a busca do pensamento complexo. In: BENTO, J. O; TANI, G; PRISTA, A. (Org.). Desporto e educação física em português. Universidade do Porto, Portugal, 2010. pp. 75-83.

NISTA-PICCOLO, V. L. A formação de professores em educação física: desafios e

propostas. In: GIMENEZ, R.; SOUZA, M. T. de. (Orgs.). Ensaios sobre contextos da

Formação Profissional em Educação Física. Jundiaí: Fontoura, 2011. pp. 127-140.

NISTA-PICCOLO, V. L. Prolegômenos de uma pesquisa sobre o perfil do professor de

Educação Física. Revista Brasileira de Docência, Ensino e Pesquisa em Educação Física.

Vol. 2, n. 1, p. 111-125, Julho/2010.

NISTA-PICCOLO, V. L; MOREIRA, W. W. Esporte como conhecimento e prática nos

anos iniciais do ensino fundamental. São Paulo: Cortez, 2012(a).

NISTA-PICCOLO, V. L; MOREIRA, W. W. Esporte para a vida no Ensino médio. São

Paulo: Cortez, 2012(b).

NISTA-PICCOLO, V. L.; SIMÕES, R. M. R.; OLIVEIRA, A. A. M. Um estudo sobre a formação do professor de Educação Física no estado de São Paulo. Série-estudos… Campo Grande, MS, n.40, p. 271-286, jul./dez. 2015.

NISTA-PICCOLO, V. L.; SOBREIRA, V. A formação em Educação Física em análise: a realidade diante das diversidades. In: MOREIRA, W. W.; NISTA-PICCOLO, V. L. (Orgs.). Educação Física e esporte no século XXI. Campinas, SP: Papirus, 2016. pp. 173-204.

PRISTA, A. Viagem sem cronologia. In: In: BENTO, J. O. Desporto discurso e substância. Belo Horizonte: Instituto Casa da Educação Física, UNICAMP – Centro de Estudos Avançados – Coleção CEAv Esporte, v. 02, 2013. p. 24.

SERGIO, M. Alguns olhares sobre o corpo. Lisboa: Instituto Piaget, 2003.

SERGIO, M. Epistemologia da motricidade humana. Lisboa: Edições FMH, 1996.

SIMÕES, M. S. Do autor e do livro. In: BENTO, J. O. Desporto discurso e substância. Belo Horizonte: Instituto Casa da Educação Física, UNICAMP – Centro de Estudos Avançados – Coleção CEAv Esporte, v. 02, 2013. p. 13.

SOBREIRA, V. Indícios da formação de professores de Educação Física em Minas Gerais. 2015. 197f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, MG.

SOBREIRA, V.; OLIVEIRA, A. M.; NISTA-PICCOLO, V. L. Indícios sobre a preparação de futuros professores de Educação Física de Minas Gerais: o que pensam os coordenadores. In: I Congresso Internacional de Educação, 2016, Sorocaba. Cotidiano Escolar: (in)quietudes e fronteiras em conhecimentos e práticas educacionais. Sorocaba/SP: EdUniso, 2016. p. 142-148.

SOBRINHO, J. D. Prefácio. In: BENTO, J. O. Corrida contra o tempo: posições e intervenções. Belo Horizonte: Casa da Educação Física e Unicamp – Centro de Estudos Avançados – Coleção CEAv Esporte, 2012. pp. 10-19.

TANI, G. Pós-graduação em Educação Física: crescimento e correção da rota. In: MOREIRA, W. W.; NISTA-PICCOLO, V. L. (Orgs.). Educação Física e esporte no século XXI. Campinas, SP: Papirus, 2016. pp. 153-171.

TANI, G. Prefácio. In: BENTO, J. O.; MOREIRA, W. W. Homo sportivus: o humano no homem. Belo Horizonte: Casa da Educação Física, 2012(a). pp. 03-06.

TANI, G. Prefácio. In: In: MESQUITA, I.; BENTO, J. O. Professor de Educação Física: fundar e dignificar a profissão. Belo Horizonte: Instituto Casa da Educação Física, 2012(b). pp. 09-10.

Publicado
2020-08-25