A Construção do currículo da disciplina Filosofia na Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia – Eseba/UFU

Autores

  • Luciana Xavier Castro Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia Autor
  • Kaique Aparecido Gonçalves e Silva UFU Autor
  • Rones Aureliano de Sousa Eseba/UFU Autor

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2020v22.n.2.51061

Palavras-chave:

Filosofia; Currículo do Ensino Fundamental; Eseba.

Resumo

Este relato de experiência apresenta uma reflexão sistematizada acerca da inserção da disciplina de Filosofia desde o 1º ano do ensino fundamental por entender que eta é uma área do conhecimento essencial para a formação do pensamento crítico e reflexivo. Deste modo, auxilia o indivíduo no bem pensar para o reto agir. Diferencia a Filosofia de outros saberes e reflete sobre seu surgimento na Grécia Antiga até chegar à contemporaneidade, quando se tornou uma disciplina escolar. Aborda a situação da disciplina no período da Ditadura Militar e das leis que, ora retiram, ora inserem a disciplina no currículo da Educação Básica. Apresenta também que, assim como o filósofo norte-americano Matthew Lipman, criador do programa de Filosofia para Crianças, os autores deste relato trabalham em prol dessa disciplina e se preocuparam em desenvolver nas crianças, desde o primeiro ano do ensino fundamental,  conhecimentos básicos do universo da Filosofia. Por não concordarmos plenamente com as ideias e práticas propostas por Lipman, este trabalho apresenta o percurso da criação do currículo de Filosofia para ser utilizado na Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia, M.G.

Downloads

Biografia do Autor

  • Luciana Xavier Castro, Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia
    Área de Filosofia
  • Kaique Aparecido Gonçalves e Silva, UFU

    Graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Uberlândia.

  • Rones Aureliano de Sousa, Eseba/UFU

    Docente de Filosofia-UFU, docente da Área de Filosofia da Eseba/UFU Escola de Educação Básica

Referências

ALMEIDA JUNIOR, José Benedito. Os Eixos de organização dos conteúdos e a problematização no ensino de Filosofia. Disponível em: http://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/viewFile/2719/2053. Acesso em 10 de agosto de 2012.

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da Educação e da Pedagogia Geral e do Brasil. 3ª ed. São Paulo: Moderna, 2008.

Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/educacao/novo-ensino-medio-entenda-reforma.htm. Acesso em: 04 de out. 2018.

CADERNO PENSAMENTO LÓGICO. A Educação infantil. Curitiba: Editora Opet,

Disponível em Acesso em: agosto de 2012.

CBFC. Reflexões sobre uma educação para o pensar. Coleção Pensar, Volume III.

São Paulo: 1996.

_________. A Filosofia e o incentivo à investigação filosófica. Coleção Pensar, Volume IV.São Paulo: 1997.

DANELON, M.. Ensino de Filosofia e currículo: um olhar crítico aos Parâmetros Curriculares Nacionais (Ciências Humanas e suas Tecnologias) e Orientações Curriculares para o Ensino Médio (Filosofia). Cadernos de História da Educação (UFU. Impresso), v. 09, p. 109-129, 2010.

Filosofia: ensino médio / Coordenação, Gabriele Cornelli, Marcelo Carvalho e Márcio Danelon. - Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. 212 p.: il. (Coleção Explorando o Ensino; v. 14)

DELEUZE Guilles & GUATTARI Felix. O que é Filosofia? Trad. Bento Prado Junior e Alberto Muñoz. 3º Edição. Coleção Trans, 2010

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. Coleção Leitura.

GALLO, Sílvio. Filosofia. Ensino de filosofia: avaliação e materiais didáticos. Coleção Explorando o Ensino. v. 14. Coord. Gabriele Cornelli, Marcelo Marques e Marcio Danelon. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica, 2010.

GALLO, Sílvio & KOHAN, Walter Omar. Filosofia no Ensino Médio. Petrópolis: Vozes, 2000.

KOHAN, W. O. Filosofia. O paradoxo de aprender e ensinar. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

__________. (Org.). Filosofia: Caminhos para seu ensino. 1. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2004

GUIDO, HUMBERTO. A arte de aprender: metodologia do trabalho escolar para a Educação Básica. Petrópolis, Rj: Vozes, 2008

HEGEL, G.W.F. Filosofia do Direito. Tradução de Paulo Meneses, Agemir Bavaresco, Alfredo Moraes, Danilo Vaz-Curado R.M. Costa, Greice Ane Barbieri e Paulo Roberto Konzen. São Paulo: Loyola, 2º ed, 2010.

ROUSSEAU, J-J. Émilio, ou, da Educação. Tradução Roberto Leal Ferreira. São Paulo: Martins Fontes, 3º ed, 2004.

SHARP, A. M. A comunidade de investigação e o raciocínio crítico. São Paulo: CBFC, 1995b, p.17-32 (Vol. 2, Coleção Pensar).

Downloads

Publicado

2020-08-25

Como Citar

CASTRO, Luciana Xavier; GONÇALVES E SILVA, Kaique Aparecido; SOUSA, Rones Aureliano de. A Construção do currículo da disciplina Filosofia na Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia – Eseba/UFU. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 251–259, 2020. DOI: 10.14393/OT2020v22.n.2.51061. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/51061. Acesso em: 26 jul. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 366

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.