A importância da poesia no desenvolvimento psíquico do estudante de nível médio

  • Fabíola Fernandes Andrade Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará (IFCE)
Palavras-chave: Ensino Médio, Poesia, Mediação

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre a importância da poesia no desenvolvimento psíquico superior dos estudantes do ensino médio. Por meio de um levantamento bibliogr,áfico é realizada uma reflexão sobre a importância do professor como mediador no processo de ensino-aprendizagem e como a poesia é uma ferramenta importante para o desenvolvimento do estudante. As reflexões são norteadas por Calkins (1989), Bakhtin(2014), Leontiev(2014), Luria(1979,1996), Perrotti(1986) e Vygotsky (2007,2010). Posteriormente, é apresentada uma experiência em sala de aula do curso técnico de Eletroeletrônica do IFCE. Os estudantes sentiram-se motivados para a escrita de um discurso polifônico, aberto e multidirecionado que é a poesia. Compartilharam suas experiências, sentimentos e valores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabíola Fernandes Andrade, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará (IFCE)
doutora em Educação pela UNESP-Maríia

Referências

BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. 16 ed. São Paulo: Hucitec, 2014.

CALKINS, L. A arte de ensinar a escrever. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.

CALKINS, L. The Art of teaching reading. New York: Addison Wesley Longman, 2001.

CALKINS, L. A Guide to the Writing Workshop.Portsmouth: Firsthand, 2006.

DIETZCH, M., J, M; SILVA, M, A. S. S. Intinerantes e itinerários na busca da palavra. Cad. Pesq, São Paulo, n. 88, p.55-63, fev. 1994.

LEONTIEV, A. O desenvolvimento do Psiquismo. São Paulo: Centauro, 2014.

LURIA, A, R. Curso de Psicologia Geral, Vol I, 2 ed. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 1991.

LURIA, A, R. Desenvolvimento Cognitivo, 7 ed. São Paulo: Ícone, 2013.

MILLER, D. Reading with Meaning. 2 ed, United States of America: Stenhouse Publishers, 2013.

PERROTTI, E. O texto sedutor na literatura infantil, São Paulo: Ícone, 1986.

VYGOTSKY, L, S. Pensamento e Linguagem. 2 ed. São Paulo: Martins fontes, 1999.

VYGOTSKY, L, S. A Formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

VYGOTSKY, L, S. Imaginação e criatividade na infância, São Paulo: WMF Martins Fontes, 2014.

Publicado
2020-08-25