O CONCEITO DE GÊNERO TEXTUAL E O TRABALHO COM DIFERENTES TIPOS DE TEXTOS EM SALA DE AULA

  • Vaneide Corrêa Dornellas ESEBA
Palavras-chave: texto, gêneros, suportes

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de traçar uma reflexão sobre o trabalho com gêneros textuais em sala de aula a partir dos estudos realizados pelo Grupo de Estudos da Alfabetização Inicial - GEAI formado por professores alfabetizadores da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia - ESEBA/UFU sobre os cadernos n° 5 dos Cadernos de Formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PACTO. A escola deve possibilitar o acesso do educando às diversas formas textuais que circulam na sociedade com o objetivo de ensiná-los a compreendê-las e produzi-las. Acredita-se que o trabalho em sala de aula com diferentes gêneros pode ser um recurso significativo para o processo de ensino e aprendizagem no espaço escolar, pois tem a possibilidade de permitir e facilitar o desenvolvimento de habilidades orais e escritas dos alunos, conduzindo-os a adquirir uma visão real do funcionamento social da linguagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vaneide Corrêa Dornellas, ESEBA
Mestre em Educação e Pedagoga formada pela Universidade Federal de Uberlândia. Professora da Alfabetização Inicial na Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia - ESEBA.
Publicado
2017-08-23
Como Citar
DORNELLAS, V. C. O CONCEITO DE GÊNERO TEXTUAL E O TRABALHO COM DIFERENTES TIPOS DE TEXTOS EM SALA DE AULA. Olhares & Trilhas, v. 18, n. 3, p. 142-169, 23 ago. 2017.