PRÁTICAS DOCENTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA: perspectivas teóricas e metodológicas

2021-09-11

A relação ensino-aprendizagem tem sido foco de muitos estudos no campo das metodologias específicas e da didática, sobretudo nas duas últimas décadas. Isso porque as rápidas transformações tecnológicas, culturais, sociais modificaram também os sujeitos, seus modos de ser, estar, pensar, aprender, viver, conviver. Diante disso, há de se pensar no redimensionamento das práticas pedagógicas na escola de maneira que seja possível contribuir para a formação de sujeitos críticos, autônomos, reflexivos, capazes de agir sobre o mundo e sobre sua própria vida. Nesse sentido, propomos, neste número temático, um espaço para discussão e reflexão sobre práticas docentes e metodologias de ensino na educação básica, nas diferentes áreas do conhecimento. Com isso, buscamos congregar artigos que discutam a temática proposta, considerando, especialmente, as práticas pedagógicas que valorizam ou se pautam na (re)construção de saberes por meio da autonomia discente e docente e do protagonismo desses sujeitos no contexto escolar.