O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word (.doc ou .docx), OpenOffice ou .rtf (desde que não ultrapassem 5MB).
  • URLs para as referências bibliográticas foram informadas quando necessário.
  • O texto está em espaço 1,5; usa a fonte Time new Roman de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas (devidamente numeradas e com legendas) estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, logo abaixo.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
  • Todas as submissões devem obedecer à folha de estilos da revista, disponível em formato .docx. Baixe aqui:
    http://www.seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/libraryFiles/downloadPublic/67
  • O texto ora submetido não apresenta plágio de outros textos nem autoplágio de texto(s) do(s) autor(es).
  • O texto submetido deve conter entre 5.000 e 15.000 palavras. O resumo deve conter no máximo 200 palavras.
  • O autor inseriu o seu número ORCID nos metadados da submissão.
  • O autor inseriu, nos metadados, as referências bibliográficas do trabalho.

Diretrizes para Autores

Não há custos para os autores na submissão e publicação de seus artigos na revista Olhares & Trilhas

Informamos que todos os textos submetidos à revista Olhares & Trilhas são escrutinados para o impedimento de plágio.

 

DAS NORMAS PARA A APRESENTAÇÃO DOS ORIGINAIS

1. O Conselho Editorial da revista recebe propostas de textos inéditos em sua especialidade o ano todo em forma de artigos, resenhas, galerias e relatos de experiência. Os profissionais que desejarem colaborar com a revista devem enviar seus textos, indicando a seção (artigos, relatos, ensaios, resenhas, entrevistas e galerias) - Ensino, Pesquisa e Extensão

2. A Revista Olhares & Trilhas aceita trabalhos digitalizados em português, inglês e italiano, respeitados os padrões ortográficos vigentes em cada caso. Os textos deverão estar acompanhados de resumo e palavras-chave (no idioma do texto) e de abstract e keywords em inglês. Como a Olhares & Trilhas é um periódico relacionado à grande área Ensino, deve-se privilegiar a prática pedagógica, subsidiada por pressupostos teóricos. 

3. Já a pesquisa se constitui naquela vinculada à  pós-graduação, ou a pesquisas geradas nos grupos de estudos existentes no interior das Instituições de ensino ou, ainda, nos grupos vinculados à  pós-graduação.

4. Por último, a extensão, que se constitui nos trabalhos realizados na comunidade escolar ou em outras instituições de ensino.

5. Os interessados em publicar na revista Olhares & Trilhas devem se cadastrar no Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas e informar o ORCID (www.orcid.org).

IMPORTANTE: ÉTICA NA PESQUISA

a) Trabalhos que envolvam abordagem e recrutamento de seres humanos deverão ser analisados e aprovados por um Comitê de Ética (institucional, regional ou nacional),
atendendo às resoluções 466/12 e 510/16, conforme a especificidade do trabalho apresentado. Neste caso, os autores deverão incluir na seção mais oportuna  Metodologia, Material e Métodos ou Considerações Éticas) o parecer de aprovação emitido pelo Comitê de Ética, de que o estudo foi aprovado além do seu respectivo número CAAE (Certificado de Apresentação para Apreciação Ética). 

b) O participante deverá ter sido informado sobre a coleta e uso de fotografias ou gravações no momento do esclarecimento, e o Termo de Consentimento deverá
trazer todas as informações sobre o destino desse material. Além disso, ao encaminharem algum material para divulgação (fotos ou respostas de questionários) que possa identificar o participante, os autores deverão encaminhar para a revista um termo de cessão de imagem fornecido pelo participante.

c) No caso de trabalhos em que se aplicam questionários ou se coletam dados em imagem, áudio ou vídeo, o pesquisador, a partir do momento que aplica o Termo de Consentimento Livre Esclarecido (documento obrigatório para a pesquisa que recruta seres humanos), informa ao participante que este será gravado/filmado e que, após o término da pesquisa, todo o material será destruído. Ressalta-se que haja a assinatura de um termo de cessão de imagem fornecida pelo participante. Quando consideramos a aprovação pelo CEP, o participante estará protegido, uma vez que ele assina os documentos e o pesquisador lhe garante o sigilo absoluto das  informações.

d) A apresentação do Parecer de Aprovação do projeto pelo no comitê de ética poderá ser apresentada na forma de documento suplementar no momento da
submissão.

Normatização:

§ 1º Se o(s) autor(es) achar(em) necessário, poderá(ão) indicar se o trabalho é resumo de dissertação ou tese; se o mesmo está vinculado a outros projetos, se obteve auxílio para a realização do projeto; enfim, quaisquer outros dados relativos à  produção de material. No caso de resumos de dissertações ou teses, indicar (no texto final) o título da mesma, instituição onde defendeu o projeto e data de defesa.

§ 2º É proibida a tradução de artigos publicados na Revista para outro idioma sem a autorização da Diretoria.

§ 3º Ao enviar o material para publicação, o(s) autor(es) está/estarão automaticamente abrindo mão de seus direitos autorais, seguindo as diretivas Creative Commons adotadas pela revista; o autor concorda com as diretrizes editoriais da Revista Olhares & TRilhas e, além disso, assume que o texto foi devidamente revisado.

§ 4º Dois membros da Comissão Científica (ou pareceristas ad hoc, caso o assunto do material não se encaixe nas áreas de especialidade dos membros da comissão) emitirão parecer sobre os trabalhos, aprovando-os ou sugerindo as alterações que julgarem necessárias. Em caso de um parecer ser favorável e outro contrário, o trabalho será enviado a um terceiro membro da Comissão Científica ou a um parecerista ad hoc.

§ 5º Depois da análise, os trabalhos serão devolvidos aos autores, juntamente com cópia dos pareceres. Os trabalhos que requererem alterações serão encaminhados aos autores para procederem às modificações sugeridas e, num prazo de até dez dias, os textos corrigidos devem ser enviados de volta à  Revista.

§ 6º Haverá uma segunda (ou terceira) rodada(s) de avaliação para todos os trabalhos para os quais os pareceristas requisitaram revisão.

§ 7º Será permitida a publicação de um artigo por autor(es) ou co-autor (es) em cada número da revista.

§ 8º A revista aceitará trabalhos com o número máximo de três autores.

§ 9º Cada autor só poderá publicar um artigo por ano na revista.

§ 10º O(s) organizador(es) de uma edição temática deverá(ão) redigir a apresentação da edição.

§ 11º Para evitar endogenia, a revista não aceitará uma porcentagem maior que 20% dos trabalhos de cada edição de autores que sejam provenientes da Universidade Federal de Uberlândia. Caso esse patamar seja atingido, os trabalhos considerados serão os primeiros recebidos.

6. Envio de originais

O material para publicação, em formato .doc ou .rtf, deve ser enviado através do site da revista.

O autor necessita cadastrar-se primeiro.

Os textos submetidos devem conter, no máximo, 20 (vinte) páginas, incluindo bibliografia e anexos quando for o caso, digitalizados com espaçamento simples.

As páginas deverão ser configuradas da seguinte maneira:

*Tamanho do papel: A4

*Margens: superior e inferior (3cm), direita e esquerda (2,5 cm)

*Tipo: Times New Roman Texto: corpo 12

*Espaçamento entre linhas: 1,5

*Citações: recuo 4 cm, corpo 11

*Resumo/Abstract: sem recuo, títulos em negrito, corpo 11

*Notas de rodapé: sem recuo, corpo 10.

As notas de rodapé devem figurar necessariamente ao pé das páginas onde seus índices numéricos aparecem.

As páginas deverão ser configuradas da seguinte maneira (baixe a folha de estilos aqui: Folha de Estilo

7. Estrutura do trabalho

Os textos devem obedecer à  seguinte ordem:

a) Título em negrito, centralizado, sem caixa alta; tradução do título para o inglês, uma linha abaixo do mesmo (no caso de textos em inglês, tradução do título para o português);

b) Nome do(s) autor(es) por extenso, duas linhas abaixo do título, alinhado à  direita; a ser acrescentado somente na versão final do trabalho, após aprovação pelos pareceristas;

c) Filiação científica, em nota de rodapé, puxada por um asterisco, constando a titulação máxima, o nome do instituto ou faculdade a que pertence e o nome da universidade (sigla); também a ser acrescentado somente na versão final do trabalho, após aprovação dos pareceristas;

d) Resumo, no idioma do texto (máximo 200 palavras), duas linhas abaixo do nome do autor, sem adentramento e em espaçamento simples;

e) Palavras-chave (até cinco), uma linha abaixo do resumo, separadas por ponto e vírgula;

f) Duas linhas abaixo das palavras-chave, deverão constar o abstract e keywords (em inglês), seguindo os mesmos padrões de resumo e palavra-chave;

g) Texto: duas linhas abaixo das palavras-chave inicia-se o texto, em espaçamento 1,5 entre linhas e sem espaçamento entre parágrafos; os subtítulos correspondentes a cada parte do texto deverão figurar à  esquerda, em negrito e sem adentramento. Os subtítulos deverão ser numerados, desde o primeiro. Duas linhas abaixo do texto, sem adentramento, deverão figurar as referências bibliográficas (sem numeração), em ordem alfabética e cronológica, indicando os trabalhos citados no texto.

h) Referências bibliográficas: duas linhas abaixo do texto, sem adentramento, deverão figurar as referências bibliográficas (sem numeração), em ordem alfabética e cronológica, indicando os trabalhos citados no texto. Após as referências, poderá figurar a bibliografia, com a indicação das obras consultadas ou recomendadas, não referenciadas no texto, também em ordem alfabética e cronológica. As referências devem ser dispostas em ordem alfabética pelo último sobrenome do autor e suas iniciais, atendendo-se aos padrões da NBR 6023:2018 (ABNT). O título das publicações deve ser grafado em negrito. O código DOI, se disponível, deve ser fornecido;

Exemplos básicos NBR 6023:2018 (ABNT):

Livros

SILVA, I. A.Figurativização e metamorfose: o mito de Narciso. São Paulo: EDUNESP, 1995. 276 p.

Capítulo de livros

JOHNSON, W. Palavras e não palavras. In: STEINBERG, C. S. Meios de comunicação de massa. São Paulo: Cultrix, 1972, p. 47-66.

Dissertações e teses

CORRÊA, G. G. As reformas educacionais brasileiras: programas de ensino em Ciências e seriação escolar. 1997. 201 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Centro de Ciências Humanas e Artes, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1997.

Artigos de periódicos

CAMPOS, M. M. Educação infantil: o debate e a pesquisa. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 101, p.113-127, jul. 1997.

Trabalho em congresso ou similar (publicado)

MARIN, A. J. Educação continuada: sair do informalismo? In: CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 1, 1990. Águas de São Pedro. Anais.São Paulo: Unesp, 1990. p.114-118.

Publicação On-line 

TAVES, R. F. Ministério corta pagamento de 46,5 mil professores. O Globo, Rio de Janeiro, 19 de maio 1998. Disponível em http//www.oglobo.com.br. Acesso em 19 maio 1998.

Citações no texto

O autor deve ser citado entre parênteses pelo sobrenome, separado por vírgula da data de publicação (BARBOSA, 1980). Se o nome do autor estiver citado no texto, indica-se apenas a data entre parênteses: "Morais (1955)".Quando for necessário especificar página(s), esta(s) deverá (ão) seguir a data, separadas por vírgula e precedidas de p. (MUMFORD, 1949, p. 513). Citações de mais de três linhas devem ser inseridas em parágrafo separado, recuo 4, espaçamento simples, corpo 11.

 

Resenhas de livros/mídia

Todas as resenhas desta seção serão encaminhadas aos avaliadores.

Galeria

Os projetos a serem enviados a essa seção deverão ser relacionados com o ensino e aprendizagem artística em sala de aula, e podem contemplar as seguintes linguagens: artes visuais; dança; música; teatro; cinema, entre outras possibilidades de hibridização desse fazer. 1

Política de Privacidade

Os nomes e endereços submetidos nesta versão eletrônica da revista Olhares & Trilhas serão usados exclusivamente nos serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.