Não há custos para os autores na submissão e publicação de seus artigos na revista Olhares & Trilhas.
Informamos que todos os textos submetidos à revista Olhares & Trilhas são escrutinados para o impedimento de plágio.
DAS NORMAS PARA A APRESENTAÇÃO DOS ORIGINAIS
1. O Conselho Editorial da revista recebe propostas de textos inéditos em sua especialidade o ano todo em forma de artigos, resenhas, galerias e relatos de experiência. Os profissionais que desejarem colaborar com a revista devem enviar seus textos, indicando a seção (artigos, relatos, ensaios, resenhas, entrevistas e galerias) - Ensino, Pesquisa e Extensão
2. A Revista Olhares & Trilhas aceita trabalhos digitalizados em português, inglês e italiano, respeitados os padrões ortográficos vigentes em cada caso. Os textos deverão estar acompanhados de resumo e palavras-chave (no idioma do texto) e de abstract e keywords em inglês. Como a Olhares & Trilhas é um periódico relacionado à grande área Ensino, deve-se privilegiar a prática pedagógica, subsidiada por pressupostos teóricos.
3. Já a pesquisa se constitui naquela vinculada à pós-graduação, ou a pesquisas geradas nos grupos de estudos existentes no interior das Instituições de ensino ou, ainda, nos grupos vinculados à pós-graduação.
4. Por último, a extensão, que se constitui nos trabalhos realizados na comunidade escolar ou em outras instituições de ensino.
5. Os interessados em publicar na revista Olhares & Trilhas devem se cadastrar no Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas e informar o ORCID (www.orcid.org).
IMPORTANTE: ÉTICA NA PESQUISA
a) Trabalhos que envolvam abordagem e recrutamento de seres humanos deverão ser analisados e aprovados por um Comitê de Ética (institucional, regional ou nacional),
atendendo às resoluções 466/12 e 510/16, conforme a especificidade do trabalho apresentado. Neste caso, os autores deverão incluir na seção mais oportuna Metodologia, Material e Métodos ou Considerações Éticas) o parecer de aprovação emitido pelo Comitê de Ética, de que o estudo foi aprovado além do seu respectivo número CAAE (Certificado de Apresentação para Apreciação Ética).
b) O participante deverá ter sido informado sobre a coleta e uso de fotografias ou gravações no momento do esclarecimento, e o Termo de Consentimento deverá
trazer todas as informações sobre o destino desse material. Além disso, ao encaminharem algum material para divulgação (fotos ou respostas de questionários) que possa identificar o participante, os autores deverão encaminhar para a revista um termo de cessão de imagem fornecido pelo participante.
c) No caso de trabalhos em que se aplicam questionários ou se coletam dados em imagem, áudio ou vídeo, o pesquisador, a partir do momento que aplica o Termo de Consentimento Livre Esclarecido (documento obrigatório para a pesquisa que recruta seres humanos), informa ao participante que este será gravado/filmado e que, após o término da pesquisa, todo o material será destruído. Ressalta-se que haja a assinatura de um termo de cessão de imagem fornecida pelo participante. Quando consideramos a aprovação pelo CEP, o participante estará protegido, uma vez que ele assina os documentos e o pesquisador lhe garante o sigilo absoluto das informações.
d) A apresentação do Parecer de Aprovação do projeto pelo no comitê de ética poderá ser apresentada na forma de documento suplementar no momento da submissão.
Normatização:
§ 1º Se o(s) autor(es) achar(em) necessário, poderá(ão) indicar se o trabalho é resumo de dissertação ou tese; se o mesmo está vinculado a outros projetos, se obteve auxílio para a realização do projeto; enfim, quaisquer outros dados relativos à produção de material. No caso de resumos de dissertações ou teses, indicar (no texto final) o título da mesma, instituição onde defendeu o projeto e data de defesa.
§ 2º É proibida a tradução de artigos publicados na Revista para outro idioma sem a autorização da Diretoria.
§ 3º Ao enviar o material para publicação, o(s) autor(es) está/estarão automaticamente abrindo mão de seus direitos autorais, seguindo as diretivas Creative Commons adotadas pela revista; o autor concorda com as diretrizes editoriais da Revista Olhares & TRilhas e, além disso, assume que o texto foi devidamente revisado.
§ 4º Dois membros da Comissão Científica (ou pareceristas ad hoc, caso o assunto do material não se encaixe nas áreas de especialidade dos membros da comissão) emitirão parecer sobre os trabalhos, aprovando-os ou sugerindo as alterações que julgarem necessárias. Em caso de um parecer ser favorável e outro contrário, o trabalho será enviado a um terceiro membro da Comissão Científica ou a um parecerista ad hoc.
§ 5º Depois da análise, os trabalhos serão devolvidos aos autores, juntamente com cópia dos pareceres. Os trabalhos que requererem alterações serão encaminhados aos autores para procederem às modificações sugeridas e, num prazo de até quinze (15) dias , os textos modificados com base nas questões apontadas pelos avaliadores devem ser enviados de volta à Revista.
§ 6º Os textos que, porventura, necessitarem de revisão linguística, deverão ser revisados pelo autor, com base nos apontamentos feitos pelos revisores da Revista, em um prazo de até sete (7) dias.
§ 7º Haverá uma segunda (ou terceira) rodada de avaliação para todos os trabalhos para os quais os pareceristas requisitaram revisão.
§ 8º Será permitida a publicação de um artigo por autor(es) ou co-autor (es) em cada número da revista.
§ 9º A revista aceitará trabalhos com o número máximo de três autores.
§ 10º Cada autor só poderá publicar um artigo por ano na revista.
§ 11º O(s) organizador(es) de uma edição temática deverá(ão) redigir a apresentação da edição.
§ 12º Para evitar endogenia, a revista não aceitará uma porcentagem maior que 20% dos trabalhos de cada edição de autores que sejam provenientes da Universidade Federal de Uberlândia. Caso esse patamar seja atingido, os trabalhos considerados serão os primeiros recebidos.
6. Envio de originais
O material para publicação, em formato .doc ou .rtf, deve ser enviado através do site da revista.
O autor necessita cadastrar-se primeiro.
Os textos submetidos devem conter, no máximo, 20 (vinte) páginas, incluindo bibliografia e anexos quando for o caso, digitalizados com espaçamento simples.
As páginas deverão ser configuradas da seguinte maneira:
*Tamanho do papel: A4
*Margens: superior e inferior (3cm), direita e esquerda (2,5 cm)
*Tipo: Times New Roman Texto: corpo 12
*Espaçamento entre linhas: 1,5
*Citações: recuo 4 cm, corpo 11
*Resumo/Abstract: sem recuo, títulos em negrito, corpo 11
*Notas de rodapé: sem recuo, corpo 10.
As notas de rodapé devem figurar necessariamente ao pé das páginas onde seus índices numéricos aparecem.
As páginas deverão ser configuradas da seguinte maneira (baixe a folha de estilos aqui: Folha de Estilo
7. Estrutura do trabalho
Os textos devem obedecer à seguinte ordem:
a) Título em negrito, centralizado, sem caixa alta; tradução do título para o inglês, uma linha abaixo do mesmo (no caso de textos em inglês, tradução do título para o português);
b) Nome do(s) autor(es) por extenso, duas linhas abaixo do título, alinhado à direita; a ser acrescentado somente na versão final do trabalho, após aprovação pelos pareceristas;
c) Filiação científica, em nota de rodapé, puxada por um asterisco, constando a titulação máxima, o nome do instituto ou faculdade a que pertence e o nome da universidade (sigla); também a ser acrescentado somente na versão final do trabalho, após aprovação dos pareceristas;
d) Resumo, no idioma do texto (máximo 200 palavras), duas linhas abaixo do nome do autor, sem adentramento e em espaçamento simples;
e) Palavras-chave (até cinco), uma linha abaixo do resumo, separadas por ponto e vírgula;
f) Duas linhas abaixo das palavras-chave, deverão constar o abstract e keywords (em inglês), seguindo os mesmos padrões de resumo e palavra-chave;
g) Texto: duas linhas abaixo das palavras-chave inicia-se o texto, em espaçamento 1,5 entre linhas e sem espaçamento entre parágrafos; os subtítulos correspondentes a cada parte do texto deverão figurar à esquerda, em negrito e sem adentramento. Os subtítulos deverão ser numerados, desde o primeiro. Duas linhas abaixo do texto, sem adentramento, deverão figurar as referências bibliográficas (sem numeração), em ordem alfabética e cronológica, indicando os trabalhos citados no texto.
h) Referências bibliográficas: duas linhas abaixo do texto, sem adentramento, deverão figurar as referências bibliográficas (sem numeração), em ordem alfabética e cronológica, indicando os trabalhos citados no texto. Após as referências, poderá figurar a bibliografia, com a indicação das obras consultadas ou recomendadas, não referenciadas no texto, também em ordem alfabética e cronológica. As referências devem ser dispostas em ordem alfabética pelo último sobrenome do autor e suas iniciais, atendendo-se aos padrões da NBR 6023:2018 (ABNT). O título das publicações deve ser grafado em negrito. O código DOI, se disponível, deve ser fornecido;
Exemplos básicos NBR 6023:2018 (ABNT):
Livros
SILVA, I. A.Figurativização e metamorfose: o mito de Narciso. São Paulo: EDUNESP, 1995. 276 p.
Capítulo de livros
JOHNSON, W. Palavras e não palavras. In: STEINBERG, C. S. Meios de comunicação de massa. São Paulo: Cultrix, 1972, p. 47-66.
Dissertações e teses
CORRÊA, G. G. As reformas educacionais brasileiras: programas de ensino em Ciências e seriação escolar. 1997. 201 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Centro de Ciências Humanas e Artes, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1997.
Artigos de periódicos
CAMPOS, M. M. Educação infantil: o debate e a pesquisa. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 101, p.113-127, jul. 1997.
Trabalho em congresso ou similar (publicado)
MARIN, A. J. Educação continuada: sair do informalismo? In: CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 1, 1990. Águas de São Pedro. Anais.São Paulo: Unesp, 1990. p.114-118.
Publicação On-line
TAVES, R. F. Ministério corta pagamento de 46,5 mil professores. O Globo, Rio de Janeiro, 19 de maio 1998. Disponível em http//www.oglobo.com.br. Acesso em 19 maio 1998.
Citações no texto
O autor deve ser citado entre parênteses pelo sobrenome, separado por vírgula da data de publicação (BARBOSA, 1980). Se o nome do autor estiver citado no texto, indica-se apenas a data entre parênteses: "Morais (1955)".Quando for necessário especificar página(s), esta(s) deverá (ão) seguir a data, separadas por vírgula e precedidas de p. (MUMFORD, 1949, p. 513). Citações de mais de três linhas devem ser inseridas em parágrafo separado, recuo 4, espaçamento simples, corpo 11.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento irrestrito com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os nomes e endereços submetidos nesta versão eletrônica da revista Olhares & Trilhas serão usados exclusivamente nos serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
ISSN: 1983.3857. DOI: https://doi.org/10.14393/OT
Revista Qualis B1, área de Ensino, quadriênio 2016.