Foco e Escopo

A Revista Olhares & Trilhas é editada em volumes anuais compostos por três números, publicados em separado e disponibilizados apenas pela Internet.

Todos os números serão organizados e editados sob a responsabilidade do Diretor e do Conselho Editorial e compostos por artigos originais que apresentam resultados de pesquisas e discussões na grande área da Educação, que trazem contribuições para a melhoria da qualidade das práticas de ensino e da agência de professores nas escolas.

Os números temáticos também contarão com o acompanhamento acadêmico do(s) proponente(s) do tema. As propostas de temas para os números temáticos ficarão sob a responsabilidade dos membros dos Conselhos Editorial e Comissão Científica. As propostas enviadas, de acordo com o cronograma estipulado pelo Diretor na chamada de propostas, deverão ser apreciadas e aprovadas pela Diretoria da Revista e pelo Conselho Editorial. As propostas  deverão conter ementas a serem disponibilizadas aos integrantes da Comissão Científica, de forma que esses possam analisar/avaliar a pertinência dos trabalhos em relação ao número temático a ser publicado.
Todos os trabalhos a serem submetidos para publicação deverão ser inéditos, inclusive as resenhas, e serão encaminhados para apreciação de pareceristas internos e externos.

Cada número será composto por trabalhos científicos (artigos, ensaios, resenhas, relatos de experiências, entrevistas, galerias); e poderá contemplar, também, um editorial, apresentação e outras seções que venham a ser criadas.

Serão aceitos trabalhos digitalizados em língua portuguesa e em línguas estrangeiras modernas (inglês e italiano).

Processo de Avaliação pelos Pares

A Olhares & Trilhas utiliza o sistema de avaliação double blind peer-review. Tanto os avaliadores quanto os autores não têm acesso aos nomes uns dos outros. Todos os artigos da revista passam por apreciação de dois avaliadores. Caso haja empate, um terceiro avaliador analisa o trabalho. Os avaliadores têm um prazo de 30 dias para concluir seus pareceres. A escolha dos avaliadores, para cada artigo, leva em consideração a experiência desses profissionais em seus respectivos campos de atuação.

Para que todo o processo double blind peer-review ocorra de forma adequada, os autores devem submeter seus textos, em formato .doc, .docx ou .rtf, sem nenhuma identificação de autoria ou filiação, inclusive nos metadados do arquivo (propriedades do documento). No texto, nas figuras (assim como quadros e tabelas) e nas referências bibliográficas, solicitamos que todas as informações referentes ao nome e filiação do(s) autor(es) sejam retiradas (utilize apenas a palavra AUTOR). Não informar fontes de financiamento e não incluir possíveis agradecimentos. Essas informações podem ser acrescentadas na versão final do texto, no estágio de editoração.

Periodicidade

A Olhares & Trilhas é uma revista eletrônica dedicada à divulgação de resultados de pesquisas e discussões na grande área da Educação, que trazem contribuições para a melhoria da qualidade das práticas de ensino e da agência de professores nas escolas, com publicações quadrimensais (em abril, agosto e dezembro). Números especiais podem ser publicados de acordo com a oferta de artigos, eventos e parcerias com instituições ou Grupos de Pesquisa.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.