Revista Claudia: a discursivização da mulher e do casamento durante a segunda metade do século xx

  • Ceres Ferreira Carneiro

Resumo

Trazemos uma reflexão sobre como a imprensa feminina brasileira contribuiu para a homogeneização de sentidos sobre o feminino e sobre o casamento, durante o século XX, com destaque para as respostas dadas por Carmen da Silva às cartas enviadas ao “consultório sentimental” da revista feminina Claudia.  

Palavras-chave: Revista feminina. Análise do Discurso. Casamento.

 

ABSTRACT

 We bring a reflection on how the Brazilian women's press contributed to the homogenization of meanings over the feminine as well marriage during the twentieth century, especially the answers given by Carmen da Silva to the letters sent to the "sentimental consulting room" of the women's magazine Claudia.

Keywords: Women’s press. Discourse Analysis. Marriage.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ceres Ferreira Carneiro

Graduada em Turismo (Estácio de Sá) e em Letras (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), Mestra em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (Universidade Federal de Rondônia), Doutora em Estudos da Linguagem (Universidade Federal Fluminense). Atuou como docente, por mais de 20 anos, em diversas Escolas e Universidades, no Rio de Janeiro, em Curitiba e em Rondônia, tendo, por último, atuado como professora substituta no Colégio de Aplicação da UFRJ. Atualmente, vinculada ao Programa de  Pós-Doutorado de Estudos de Linguagem da UFF, desenvolve pesquisa sobre os sentidos   in-esperados nos discursos religiosos de mulheres sobre o casamento.

Publicado
2019-09-19
Seção
DOSSIÊ: Revistas femininas em debate (Brasil e Portugal no século XX)