<i>Frozen</i> - uma aventura congelante e suas músicas: na embalagem do entretenimento, a prescrição de um jeito de ser feminino

  • Maria Angélica Brizolari Pongeluppe Prefeitura do Município de Araraquara/SP Secretaria Municipal de Educação Cargo de Supervisora de Ensino http://orcid.org/0000-0002-7352-9285
  • Débora Raquel da Costa Milani Professora da Faculdade Anhanguera de Matão e UNIESP FTGA (Faculdade de Taquaritinga).

Resumo

Resumo

Este artigo discute as representações de gênero e de sexualidade extraídas de letras de músicas de um filme campeão em visualizações na atualidade por crianças da primeira infância: o filme Frozen - uma aventura congelante. Tal texto cultural, aqui entendido enquanto pedagogia cultural, dita eficazmente normas de comportamento para meninos e meninas, na sociedade atual, e reproduz modelos de conduta muito parecidos com os apregoados nos manuais de civilidade utilizados no século XIX. Modelos estes que são, devido ao despreparo dos/as professores/as, muitas vezes, reforçados nas instituições escolares, local onde deveriam ser problematizados e desnaturalizados. Utilizou-se, neste trabalho, as contribuições dos Estudos Feministas e dos Estudos Culturais numa perspectiva pós-estruturalista de análise. 

Palavras-chave: Criança. Sexualidade. Filme Frozen- uma aventura congelante. Pedagogias culturais. 

 

Frozen - a freezing adventure and its musics: in the package of entertainment, the prescription of feminine way to be.

 

 Abstract

 This article discusses the representations of gender and sexuality extracted from songs of a champion movie currently in view by children of the early childhood:  the movie Frozen - a freezing adventure. Such a cultural text, here understood as cultural pedagogy, effectively dictates behavioral norms for boys and girls, in today's society, and It reproduces models of conduct very similar to those proclaimed in the manuals of civility used in the nineteenth century. These models are, due to the unpreparedness of teachers, often reinforced in institutions where they should be problematized and denatured. It was used, in this work, the contributions of Feminist Studies and Cultural Studies in a post structuralist perspective of analysis. 

Keywords:Child. Sexuality. Frozen Movie - A freezing adventure. Cultural pedagogies.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Angélica Brizolari Pongeluppe, Prefeitura do Município de Araraquara/SP Secretaria Municipal de Educação Cargo de Supervisora de Ensino
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista, no eixo de Formação de Professores em Educação Especial, curso de Pós Graduação Lato Sensu na área de Educação em Didática e Tendências Pedagógicas e mestrado em Educação Sexual pela Universidade Estadual Paulista. Tem experiência em educação como docente dos anos iniciais do Ensino Fundamental e como gestora de escola. Atualmente é supervisora de ensino na rede municipal de ensino da cidade de Araraquara, é doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, atua como pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Infantil e Teoria Histórico Cultural da Universidade Estadual Paulista e no Grupo de Pesquisa Diversidade em Educação da Universidade Federal de São Carlos.
Débora Raquel da Costa Milani, Professora da Faculdade Anhanguera de Matão e UNIESP FTGA (Faculdade de Taquaritinga).
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) - (2002), Especialização em Educação à Distância pelo UNISEB, Especialização em (PLA) Práticas de Letramento e Alfabetização e Especialização em Educação Empreendedora, pela Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), Especialização em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade São Luís /SP, Mestrado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) - (2006) e Doutorado em Educação Escolar, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) - (2012). Atua como docente e orientadora no Programa de Pós-Graduação em Educação Sexual da UNESP, docente nos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Faculdade Anhanguera Educacional, docente nos cursos de Pedagogia e Administração da Faculdade de Taquaritinga FTGA. Coordena o CEP (Comitê de
Publicado
2018-10-30
Seção
Artigos