HONRA E PROBIDADE: sob um peso, sobre duas medidas

  • Michelle Silva Borges UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERL
  • Vera Lúcia Puga

Resumo

Resumo

Marcadas por aspectos da cultura que designam especificidades reconhecidas como de gênero, recaem sobre as mulheres um conjunto de enunciados que esquadrinham seus movimentos e as definem, em uma sociedade que delas demanda certos comportamentos para o cumprimento de uma norma. Como se essa norma fosse uma condição única, ou uma essência arquetípica suprimida e monitorada por interesses de um referente central, masculino, tais valores se imprimem também por meio da violência, que, por sua vez, oscila segundo diferentes camadas sociais e regimes de união conjugal.

Palavras-chave: Gênero. Honra. Violência.

HONOR AND PROBITY: under a weight, on two measures

Abstract

Marked by cultural aspects that presupposes gender specificities, women live among discourses and an interventionist framework that scans their movements and demand the fulfillment of a norm. As a suppressed archetypal essence monitored by a central male reference. which make use of violence, which, in turn, swings according to social layers and of the conjugal union regimes.

Keywords: Gender. Honor. Violence. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michelle Silva Borges, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERL
Mestra em História pela Universidade Federal de Uberlândia (2016) e licenciada em História pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2009). Tem experiência na área de História e Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: violência de gênero, mulher, sexualidade, polícia e cultura.
Publicado
2017-01-26
Seção
DOSSIÊ