O Correio da Manhã (1901-1974) e a educação para a beleza feminina

  • Raquel Discini Campos UFU

Resumo

Resumo

O trabalho reconstrói a história do impresso carioca Correio da Manhã (1901-1974), um dos mais influentes jornais editados no Brasil no século XX. Avalia, em especial, as páginas destinadas à leitura feminina presentes no impresso. Observa as mudanças de agendamento temático ocorridas em tais páginas, destacando, no entanto, uma permanência:  aquela que disseminava o imperativo de um determinado tipo de beleza para as leitoras.

Palavras-chave: Correio da Manhã. Gênero e Imprensa. Beleza Feminina e Imprensa

THE Correio da Manhã (1901-1974) AND EDUCATION FOR BEAUTY FEMININE

Abstract

The present work dismantles the Correio da Manhã´s history (1901 - 1974), one of the most influential newspapers published in Brazil in the twentieth century. It also assesses, specially, the pages destined to women´s Reading. The present paper notices as well the changes in the thematic scheduling done in those pages, highlighting, however, a significant permanence: one that disseminated the imperative of a certain beauty that its readers should follow.

Keywords: Correio da Manhã. Gender and Press. Women´s Beauty and Press.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Discini Campos, UFU
é docente da Universidade Federal de Uberlândia (Adjunto IV), onde atua nos cursos de graduação em Pedagogia e Comunicação Social. Professora permanente dos Programas de Pós-Graduação em Educação e Comunicação Social, filia-se à Linha de Pesquisa História e Historiografia da Educação (PPGED) e Tecnologias e Interfaces da Comunicação (PPGCE), orientando pesquisas de mestrado e doutorado. Possui graduação em História pela Universidade Estadual Paulista (Assis, 1996), mestrado em História da Educação pela Universidade Estadual Paulista (Araraquara, 2003) e doutorado em História da Educação pela Universidade Estadual Paulista (Araraquara, 2007). Atualmente desenvolve estágio de pós-doutorado na Universidade de São Paulo (USP). Tem experiência nas áreas de História da Educação e História Social da Imprensa, pesquisando principalmente sobre seguintes temas: imprensa e educação; gênero e imprensa; intelectuais da educação e imprensa, história da educação na zona pioneira paulista (região noroeste). Lidera o grupo de pesquisas "História da Educação e História Regional no Interior Paulista" e é membro do NEPHE-UFU (Núcleo de Pesquisa em História e Historiografia da Educação). Participa do Grupo de Pesquisas Intelectuais da Educação Brasileira: formação, ideias, ações. Secretária geral da revista Educação e Filosofia (Qualis A2).
Publicado
2016-10-03
Seção
Artigos