Gênero e Políticas Educacionais no Brasil

  • Guilherme Paiva Paiva de Carvalho Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Marcília Gomes Mendes Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Resumo

Resumo

O artigo analisa como a temática das relações de gênero aparece nas políticas educacionais nos governos Fernando Henrique Cardoso (FHC) e Lula. Para tanto, o estudo se baseia nas teorias que tratam da interface entre gênero e educação. Partindo do pressuposto que não havia problema de gênero no espaço escolar devido ao acesso igualitário de meninos e meninas à educação básica, o governo FHC não deu tanta importância para a temática de gênero. Por outro lado, no governo Lula o tema adquiriu mais relevância à medida que ocorreu um processo de institucionalização de políticas educacionais de gênero.

Palavras-chave: Gênero. Educação. Políticas Educacionais de Gênero.

Abstract

This article analyzes how gender relations emerge in the education policies in the former Brazilian presidents Fernando Henrique Cardoso (FHC) and Lula's governments. In order to do so, the study is grounded on theories that deal with gender and education interface. The FHC's government did not give much importance to the gender issue, assuming that there was not gender issue at school due to equal access of boys and girls from basic education to high school. On the other hand, in Lula's government the theme acquired more relevance since a process of institutionalization of educational gender policies took place.

Keywords: Gender. Education. Educational Gender Policies.

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Biografia do Autor

Guilherme Paiva Paiva de Carvalho, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB), Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERN.
Marcília Gomes Mendes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
Publicado
2015-09-30
Seção
DOSSIÊ