INQUÉRITOS POLICIAIS: MÚLTIPLAS IDENTIDADES FEMININAS E AS RELAÇÕES DE GÊNERO NO COTIDIANO DAS CIDADES PAULISTAS 1920-1940.

  • Camila Rodrigues da Silva Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Resumo

O presente artigo objetiva identificar e analisar as múltiplas identidades femininas e as relações de gênero no cotidiano das cidades paulistas que compreenderam a circunscrição da Comarca de Bauru no período de 1910-1940, observando a dinâmica dos movimentos dos indivíduos inseridos em uma sociedade em formação, diante dos avanços e recursos implementados pelo complexo processo de mudança, modernização/ modernidade no sec. XX. Atento ao cotidiano, as prática sociais e principalmente as relações de gênero que permitem observar singularidades de uma inserção feminina no espaço público, este, contribui para resgatar uma visão historiográfica da sociedade, com temporalidades heterogêneas, a partir da leitura de Inquéritos Policias do período.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Rodrigues da Silva, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Cientista Social pela UNESP campus de Marília. Mestranda do Programa de Pós-gradução em Ciências Sociais pela UNESP campu de Marília. Pesquisadora do Laboratório Interdisciplinar de Estudos de Gênero (LIEG) UNESP Marília e participante do grupo de Pesquisa Cultura & Gênero UNESP/ Marília.
Publicado
2014-09-22
Seção
Artigos