Notícias

Dossiê - “Diálogos teóricos e metodológicos no campo da História das Mulheres e dos Estudos de Gênero: movimentando pesquisa e ensino”

2025-09-29

Cadernos Espaço Feminino, do Núcleo de Estudos de Gênero da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Coordenadoras: Claudia Nichnig e Marcela Boni

O ponto de partida para a proposta deste dossiê se deu durante um “grande encontro”. Ao longo de três dias, no 33º Simpósio Nacional de História, ocorrido de 13 a 18 de julho na UFMG, nos reunimos em dois Simpósios Temáticos (“ST 137: Pode alguém nos calar? As mulheres e mulheridades vão falar: imprensa feminista e história oral em diálogo” e “ST 156: Violências de gênero, interseccionalidades e resistências: perspectivas da pesquisa e para o ensino de História), os quais tiveram a inscrição de 25 trabalhos de grande relevância para os estudos de História das Mulheres e Gênero. 

Em consonância com a intenção explícita nos títulos dos STs, a possibilidade de fazer ecoar essas pesquisas foi reforçada com o convite para coordenarmos o presente dossiê da Revista Caderno Espaço Feminino, publicação vinculada ao Núcleo de Estudos de Gênero da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Desta forma, sintetizamos os objetivos iniciais para ampliar ainda mais o fio que costura estudos concluídos ou em andamento realizados por pesquisadoras e pesquisadores que se dedicam à temática do dossiê, independente de sua participação no encontro da ANPUH. 

“Diálogos teóricos e metodológicos no campo da História das Mulheres e dos Estudos de Gênero: movimentando pesquisa e ensino” tem como foco reunir em sua publicação diferentes perspectivas sobre a História das Mulheres e os Estudos de Gênero, mobilizando aporte teórico e metodológico variado, além de conferir visibilidade à produção historiográfica e seus desdobramentos no ensino de HIstória.

Saiba mais sobre Dossiê - “Diálogos teóricos e metodológicos no campo da História das Mulheres e dos Estudos de Gênero: movimentando pesquisa e ensino”

Edição Atual

v. 37 n. 1 (2024)
					Visualizar v. 37 n. 1 (2024)

Caras leitoras e caros leitores,

entramos o ano de 2024 com as energias voltadas para retomar algumas lutas que estavam adormecidas. A experiência do golpe que afastou a primeira presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, da Presidência da República, atingiu e desestruturou nossas instituições democráticas, veio acompanhada de um longo processo de esfacelamento das políticas para a educação e a cultura no país. Não por acaso, além do desmonte institucional, social, econômico e do contingenciamento financeiro, nossas práticas acadêmicas passariam a ser esvaziadas do debate político e do impulso necessário para que ampliássemos novos horizontes, inclusive perspectivas e programas educacionais universitários.

Publicado: 2024-12-04

Artigos

Resenha

Editorial

Ver Todas as Edições