Das utilidades da literatura

Palavras-chave: Ficção, Imaginário, Experiência Estética

Resumo

Apresentamos artigos que defendem a utilidade da literatura, com discussões sobre sua contribuição para o desenvolvimento da mente, para a evolução cultural e para a formação humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karla Cipreste, Universidade Federal de Uberlândia

Professora Adjunta da Universidade Federal de Uberlândia, credenciada no Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da mesma instituição. Doutora em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013), com doutorado sanduíche na Universitat Autònoma de Barcelona. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária e Literaturas de Língua Espanhola, atuando principalmente nos seguintes temas: literaturas hispânicas, humanismo secular, mística espanhola, erotismo, biopolítica.

Pedro D. Chagas, Universidade Federal do Paraná

Professor Adjunto de Literatura Brasileira e Teoria Literária da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Teoria Literária pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003), Doutor em Literatura Comparada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2007), Doutor em Estética e Filosofia da Arte pela UFMG (2010). Foi Visiting Scholar na Universidade Stanford (EUA) entre 2007 e 2008, e Fellow no programa de Arts, Science and Business da Akademie Schloss Solitude (Stuttgart/Alemanha) entre 2009 e 2011. Foi Professor de Teoria Literária da UFMG (2003-4), da Unipel (2004-5) e da UESB (2008-14). Desenvolve projetos de pesquisa sobre a episteme artística moderna, o romance brasileiro do século XX e a teoria e a história do romance. Tem experiência em literatura latino-americana e norte-americana. É co-fundador do NERO (Núcleo de Estudos do Romance) da UFPR.

Thiago Saltarelli, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor Adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais, aprovado em concurso para uma cadeira da área de Estudos Diacrônicos (Linguística Histórico-Comparada, Filologia Românica e Literatura Medieval). Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários da UFMG, na área de concentração Literaturas Clássicas e Medievais. Realizou estágio de Pós-Doutorado no departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade de São Paulo, sob supervisão do Prof. Dr. João Adolfo Hansen, com bolsa da FAPESP. Doutor em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais, com período sanduíche na Universitat de Barcelona, com bolsa do CNPq no Brasil e no exterior. Mestre em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Minas Gerais, com bolsa do CNPq. Graduado em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Principais áreas de atuação/interesse: Filologia, Filosofia, Estudos Medievais, Estudos Luso-Brasileiros, História da Música.

Referências

ROCHA, João Cezar de Castro (Org.). Teoria da ficção: indagações à obra de Wolfgang Iser. Trad. Bluma W. Vilar e João Cezar de Castro Rocha. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1999.

SANTOS-FEBRE, Mayra. ¿Para qué sirve la literatura?”. Revista Antropika [on-line], 19 abr. 2016. Disponível em: https://www.revistaantropika.com/contenido/para-que-sirve-la-literatura. Acesso em: 18 jul. 2019.

VOLPI, Jorge. Yo soy una novela. Disponível em: https://bcehricardogaribay.wordpress.com/2011/04/26/yo-soy-una-novela-por-jorge-volpi/. Acesso em: 01 jun. 2018. Tradução e adaptação nossa.

Publicado
2019-06-19
Como Citar
CIPRESTE, K.; CHAGAS, P. D.; SALTARELLI, T. Das utilidades da literatura. Letras & Letras, v. 35, n. 1, p. i-viii, 19 jun. 2019.
Seção
Apresentação/Editorial