Sequência didática do gênero notícia online e seus comentários: uma análise à luz do interacionismo sociodiscursivo

  • Paula Angélica Campos Kleiman Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Ana Paula Marques Beato-Canato
Palavras-chave: Sequência Didática, Gênero Notícia Online, Interacionismo Sociodiscursivo, Transposição Didática

Resumo

Fruto de inquietações acerca do saber didatizar, este artigo tem por objetivo avaliar uma sequência didática (SD) em torno de dois gêneros textuais correlacionados: notícia onlinee comentário virtual, visando contribuir para a melhoria desta prática de linguagem (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004), de alunos do ensino médio de escolas públicas do Rio de Janeiro. O material foi elaborado por uma das autoras como atividade de um módulo de um curso de extensão no âmbito do projeto PROLEC -Promoção do Letramento Crítico (UFRJ/FAPERJ) -, que propunha a produção de materiais didáticos como uma forma de contribuição para a formação do professor e tal produção constituiu-se como uma primeira oportunidade de pôr em prática conhecimentos teóricos aprendidos. Os resultados apontam diversas convergências entre a proposta genebrina de SD e as atividades propostas, especialmente no que tange aos objetivos, ao tema, à organização, ao uso de textos autênticos e à tentativa de contribuir com o desenvolvimento das capacidades de linguagem (SCHENEUWLY; DOLZ, 2004). Contudo, nossos dados também revelam alguns problemas no material, especialmente resultantes de dificuldades de transposição didática. Os resultados chamam atenção para as tensões entre uma definição de língua tradicional, com foco exclusivamente linguístico, e uma visão de língua sócio-histórica. Apesar disso, avaliamos que tanto sua produção quanto sua análise constituíram-se como processos importantes de formação profissional e, ao compartilhar nossos resultados, esperamos contribuir com a área, especialmente, de formação docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Angélica Campos Kleiman, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Mestranda do Programa Interdisciplinar em Linguística Aplicada da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduada em Licenciatura Letras Português-Inglês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Experiência com ensino de Língua Inglesa. Atualmente, pesquisadora integrante do grupo de pesquisa PLEGE (Práticas de Letramento e Gêneros) da UFRJ desde 2012. Atuo nas áreas de pesquisa: relação de ensino-e-aprendizagem, documentos prescritivos de ensino, prática docente e gêneros textuais.
Publicado
2018-07-02
Como Citar
KLEIMAN, P. A. C.; BEATO-CANATO, A. P. M. Sequência didática do gênero notícia online e seus comentários: uma análise à luz do interacionismo sociodiscursivo. Letras & Letras, v. 34, n. 1, p. 122-146, 2 jul. 2018.