Auto representações de uma professora de língua inglesa

  • Natalia Mariloli Santos Giarola Universidade Federal de Minas Gerais
Palavras-chave: Representações, Professor de Língua Inglesa, Prática Pedagógica

Resumo

O presente trabalho aborda a formação de professores na área de Linguística Aplicada buscando analisar dizeres a partir da teoria do discurso atravessada pela psicanálise Freud-lacaniana. Nessa abordagem, o sujeito é heterogêneo, dividido pelo inconsciente e afetado pela linguagem, em busca da completude e unidade que, por serem da ordem do impossível, permitem constantes questionamentos e transformações. O sujeito-professor passa por deslocamentos identitários quando busca se tornar um professor de língua estrangeira (LE) e passa a se identificar como portador de um saber que o distingue das outras pessoas. Neste trabalho, focalizamos em algumas representações de uma professora de Língua Inglesa (LI) sobre si como educadora, e utilizamos recortes de um corpus maior para o desenvolvimento das análises, no qual usamos como metodologia o diário de notas da professora, entrevistas semiestruturadas e notas de campo. O corpus foi organizado a partir de temas surgidos desses dizeres. Percebemos que a docente representa-se, frustrada e insatisfeita com o seu próprio conhecimento da LI, com a desvalorização do professor e com sua falta de autoridade em sala de aula. Ela também se compara aos outros professores, buscando como sujeito desejante e implicada na formação continuada, se aproximar de uma imagem de si mais proficiente e mais preparada metodologicamente. Este estudo pode contribuir para problematizar a formação de professores, pois discutimos temas que podem fazer com que os docentes se confrontem com os significantes que eles se atribuem ao se dizerem professores e falantes de língua estrangeira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natalia Mariloli Santos Giarola, Universidade Federal de Minas Gerais
Graduada em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Federal de Viçosa. Mestranda em estudos linguísticos (Linguística Aplicada: ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras) da Universidade Federal de Minas Gerais, sob orientação da Profa. Dra. Maralice de Souza Neves. E professora substituta de língua inglesa do Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora.
Publicado
2016-11-03
Como Citar
GIAROLA, N. M. S. Auto representações de uma professora de língua inglesa. Letras & Letras, v. 32, n. 3, p. 148-163, 3 nov. 2016.