O projeto cultural de PLE como agente da interculturalidade num contexto de não-­imersão

  • Eliete Farneda Sampaio The University of the West Indies
  • Marina Nedio The University of the West Indies
Palavras-chave: Interculturalidade, Competência linguística, Tarefas comunicativas,

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi investigar os aspectos interculturais no processo de ensino/ aprendizagem de Português Língua Estrangeira, no contexto de não-imersão. Através da introdução de tarefas comunicativas e da abordagem comunicativa procurou-­se determinar o que é cultura (Mendes, 2010) e qual cultura deve ser ensinada durante o processo de ensino/ aprendizagem de uma língua estrangeira (Khramsch, 2013), entre outros. Os resultados nos mostraram, a percepção da interculturalidade tida pelo aprendente durante a realização do projeto cultural, relacionando a sua cultura com a cultura do outro e minimizando as ideias esteriotipadas anteriormente tidas sobre a cultura da língua-­alvo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliete Farneda Sampaio, The University of the West Indies

Doutora em Filosofia com ênfase no Ensino de Português Língua Estrangeira, pela Atlantic International University (US). Atualmente, leciona Português Língua Estrangeira e Estudos Brasileiros, como Visiting Lecturer do Governo Brasileiro, na Universidade das Indias Ocidentais- Saint Augustine Campus - Trinidad e Tobago - Departamento de Linguas Modernas e Linguística da Faculdade de Humanidades e Educação.

Possui Certificado de Pós-graduação no Ensino Aprendizagem Universitário (Certificate in University Teaching and Learning) pela Escola de Educação da Universidade das Índias Ocidentais e é Mestre em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), Brasil.

Marina Nedio, The University of the West Indies

Mestre em Português Língua Estrangeira e Língua Segunda pela Universidade do Porto, Portugal.

Trabalhou como Instructor de Português Língua Estrangeira e Estudos Brasileiros na Universidade das Índias Ocidentais - Saint Augustine Campus - Trinidad e Tobago - Departamento de Línguas Modernas e Linguística da Faculdade de Humanidades e Educação.

Publicado
2015-12-29
Como Citar
FARNEDA SAMPAIO, E.; NEDIO, M. O projeto cultural de PLE como agente da interculturalidade num contexto de não-­imersão. Letras & Letras, v. 31, n. 2, p. 14-35, 29 dez. 2015.