O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Os autor e os coautores, se houver, são pelo menos estudantes de pós-graduação stricto sensu ou, então, professores e/ou pesquisadores com pelo menos mestrado.
  • O manuscrito se insere na temática proposta em um dos editais abertos para chamada de trabalhos.
  • Esta é a única submissão de manuscrito de todos os autores/coautores para o volume em questão.
  • O manuscrito contém no máximo 3 (três) autores. Exceções deverão ser solicitadas ao diretor da revista no momento da submissão. Não serão abertas exceções quando da publicação do artigo.
  • Os nomes, minicurrículos, filiações e ORCID de todos os autores foram inseridos no site no momento da submissão. Esses itens são obrigatórios, sendo a publicação condicionada à presença de todos esses metadados.
  • O manuscrito encontra-se redigido de acordo com a folha de estilo.
  • O manuscrito não é derivado de uma ou mais pesquisas com seres humanos ou, se o é, foi devidamente aprovado por um comitê de ética em pesquisa. Neste último caso, os autores deverão adicionar a folha de aprovação como arquivo suplementar. A revista não publica pesquisas com seres humanos que não tenham passado por um comitê de ética em pesquisa.
  • O manuscrito é inédito, no sentido de que não foi publicado, na língua em questão, em livros, revistas ou anais. Exceções são permitidas para partes de trabalhos monográficos, desde que comunicadas aos editores.
  • O manuscrito não contém plágios, incluindo autoplágio e traduções para o português de trabalhos anteriores do/s autor/es. Traduções para o inglês de trabalhos prévios dos próprios autores ou de outros autores podem ser aceitos desde que o/s autor/es tenham obtido os direitos autorais para tal. Plágios serão avaliados automaticamente; em caso positivo, o manuscrito não ser avaliado por pares. Os editores reservam o direito de sequer enviar feedback para o/s autor/es nesses casos.
  • O manuscrito contém de 6 a 20 páginas.
  • O manuscrito se inscreve em uma chamada em aberto. Forneça, em "Comentários ao editor", o nome do volume temático.

Diretrizes para Autores

Não há custos para os autores na submissão e publicação de seus trabalhos na revista Letras & Letras.

 

DAS NORMAS PARA A APRESENTAÇÃO DOS ORIGINAIS

1. A Revista Letras & Letras aceita trabalhos somente de autores que pelo menos sejam estudantes de pós-graduação stricto sensu ou de professores ou pesquisadores que pelo menos tenham mestrado. 

2. No mesmo volume, o autor só pode ser coautor de outro trabalho, e não são admitidas duas coatorias. 

3. Cada trabalho submetido à revista não pode contar com mais de três autores, devendo todos ter efetivamente contribuído para a escrita do texto apresentado. Além disso, devem ser fornecidos, no ato de submissão, nome completo, ORCID, filiação institucional, minicurrículo e email de todos os autores.

4. A Revista Letras & Letras aceita para publicação, mediante aprovação na revisão por pares, traduções comentadas, resenhas, entrevistas e artigos inéditos em suas especialidades -- descrição de línguas; teorias linguísticas; ensino de línguas; literatura; crítica literária; e tradução --, conforme temáticas definidas para publicação. Todos os manuscritos devem estar formatados segundo o padrão da folha de estilos da revista, disponível aqui, e estar inseridos no escopo da chamada para trabalhos publicada na seção Notícias.

5. A Revista Letras & Letras aceita trabalhos digitalizados em português, espanhol, francês e inglês, respeitados os padrões ortográficos vigentes em cada caso. Os textos dem estar acompanhados de resumo e palavras-chave (no idioma do texto) e de abstract e keywords em inglês. No caso de textos em inglês, devem estar acompanhados de resumo e palavras-chave em português.

§ 1º Se os autores acharem necessário, poderão indicar se o trabalho é resumo de dissertação ou tese; se está vinculado a outros projetos, se obteve auxílio para a realização do projeto; enfim, quaisquer outros dados relativos à produção do material. No caso de síntese ou partes de dissertações ou teses, é obrigatório indicar o título dessas produções, a instituição onde foi defendido o projeto e a data de defesa.

§ 2º É proibida a tradução de textos publicados na Letras & Letras para outro idioma sem a autorização prévia e por escrito da Diretoria. Em caso de autorização, a fonte da primeira publicação obrigatoriamente deve ser citada.

§ 3º Ao enviar o material para publicação, os autores estão automaticamente abrindo mão de seus direitos autorais, concordando com as diretrizes editoriais da Revista Letras & Letras e, além disso, assumindo que o texto foi devidamente revisado.

§ 4º Dois membros da Conselho Editorial ou pareceristas ad hoc emitirão parecer sobre os trabalhos, aprovando-os ou sugerindo as alterações que julgarem necessárias. Em caso de um parecer ser favorável e outro contrário, o trabalho será enviado a um terceiro membro do Conselho Editorial.

§ 5º Depois da análise, os trabalhos serão devolvidos aos autores, juntamente com cópia dos pareceres. Os trabalhos que requererem alterações serão encaminhados aos autores para procederem às modificações sugeridas e, em seguida, enviarem eletronicamente à Revista o texto devidamente corrigido.

§ 6º Manuscritos sobre pesquisas envolvendo seres humanos devem ser submetidos acompanhados do parecer de aprovação de um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP). Sob nenhuma circunstância serão publicados manuscritos que não respeitem essa condição.

§ 7º Logo após a submissão, durante a fase de avaliação e logo antes da publicação, todo manuscrito é avaliado contra plágios, inclusive autoplágios, seja de forma manual ou automática.

6. Os manuscritos só podem ser enviados através do site da revista. O autor necessita cadastrar-se primeiro. Os textos submetidos devem conter, no máximo, 20 (vinte) páginas, incluindo bibliografia e anexos quando for o caso. As notas devem figurar necessariamente ao pé das páginas onde seus índices numéricos aparecem.

7. Os textos devem seguir rigorosamente a folha de estilos, disponível aqui. Devem ser utilizadas as normas vigentes da ABNT para citação e referência.

8. Os organizadores de uma edição não podem publicar manuscritos de sua autoria; compete-lhes redigir a apresentação da edição.

9. Para evitar endogenia, a revista não aceita uma porcentagem maior que 10% dos trabalhos de cada edição de autores que sejam provenientes da Universidade Federal de Uberlândia. Caso esse patamar seja atingido, consideram-se os primeiros trabalhos recebidos que foram aprovados.

10. Os manuscritos não podem estar sob avaliação de outro periódico ou publicação.

11. Em caso de texto ou excerto traduzido por outra pessoa, favor dar crédito ao tradutor. O mesmo se aplica ao papel do revisor, se houver.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.