ASPECTOS GEOGRÁFICOS DAS CONSULTAS RECEBIDAS POR TENTATIVAS DE AUTOELIMINAÇÃO NA EMERGÊNCIA DO HOSPITAL VILARDEBO NA CIDADE DE MONTEVIDÉU, ENTRE 2014 E 2015

  • Carlos Gonzalo Giraldez García
Palavras-chave: Centros de saúde, Suicídio, Tentativa de autoeliminação, Territorial, Sig

Resumo

Introdução. Nas últimas décadas, o número de suicídios e tentativas de auto-eliminação aumentou significativamente em todas as regiões do planeta. Sendo um fenômeno multifatorial, apresenta-se como um grave problema de saúde pública devido às suas consequências individuais, coletivas e de saúde. Por isso, desde o final do século XX, diferentes protocolos, regulamentos e regulamentações foram aprovados, os quais, juntamente com estratégias locais, visam preveni-los. Nesse sentido, a ciência geográfica tem contribuído em sua leitura, explicação e compreensão a partir de suas abordagens, metodologias e técnicas, propondo novos eixos estruturantes do processo saúde - doença. Objetivo geral. Identificar os aspectos geográficos das consultas recebidas pela tentativa de auto-eliminação na Emergência do Hospital Vilardebó da cidade de Montevidéu, entre 2014 e 2015. Metodologia. Aspectos exploratórios, descritivos e de correlação foram combinados sob delineamento retrospectivo, quantitativo, não-experimental, transversal. Uma análise geo-espacial da informação foi realizada com base na construção de um Sistema de Informação Geográfica. Síntese.  Uma proporção maior de consultas foi observada em mulheres com relação aos homens (59,7% e 40,3%, respectivamente), com uma média de idade menor nos homens do que nas mulheres (29,4 e 36,1 respectivamente). O R + 0,74 de Pearson foi determinado de acordo com aspectos sócio-territoriais e casos distribuídos de acordo com os bairros de Montevidéu. De acordo com o teste qui-quadrado, as variáveis ​​histórico de consulta e IAE registrado não são independentes. Por sua vez, os casos de IAE mapeados de acordo com os Centros de Saúde e suas áreas de referência mostraram uma distância média maior nos Centros localizados na periferia urbana da cidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-11-21
Como Citar
GARCÍA, C. G. G. ASPECTOS GEOGRÁFICOS DAS CONSULTAS RECEBIDAS POR TENTATIVAS DE AUTOELIMINAÇÃO NA EMERGÊNCIA DO HOSPITAL VILARDEBO NA CIDADE DE MONTEVIDÉU, ENTRE 2014 E 2015. Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, v. 15, n. 33, p. 8-28, 21 nov. 2019.
Seção
Artigos