ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR PARA INDICAR AS PROVÁVEIS AMEAÇAS À SAÚDE E À QUALIDADE DE VIDA DA COMUNIDADE CAIÇARA ILHA DIANA

  • Larissa Felicidade Werkhauser Demarco Pesquisadora Msc, Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo
  • Leonardo Silveira Takase Oceanógrafo, Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo
  • Marcos Jorgino Blanco Pesquisador MSc, Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo
  • Luiza de Araújo João Sobrinho Estudante, Instituto do Mar da Universidade Federal de São Paulo
Palavras-chave: Determinantes Socioambientais, Lógica Fuzzy, Variáveis Ambientais, Variáveis Sociais

Resumo

Este artigo apresenta parte do desenvolvimento e resultados do projeto social fomentado pela Fundação de Apoio ao Instituto de Pesquisas Tecnológicas. O projeto teve duração de um ano e foi desenvolvido em conjunto com duas empresas juniores, IO Jr (Instituto Oceanográfico - Universidade de São Paulo) e IMar Jr (Instituto do Mar - Universidade Federal de São Paulo), ambas parceiras do referido projeto. O bairro de Ilha Diana, área em que o estudo foi realizado, está localizado em uma porção do Sistema Estuarino de Santos, onde opera o maior porto da América Latina, o Porto de Santos. Com objetivo de realizar uma análise inovadora para identificar as ameaças à saúde e à qualidade de vida a qual a população da comunidade está exposta, a metodologia desenvolvida contou com uma abordagem multidisciplinar, a partir da avaliação de parâmetros ambientais em amostras do solo da comunidade, de organismos, de sedimento de fundo e de água do Rio Diana e de parâmetros sociais como Saúde, Educação, Infraestrutura, Econômico-Financeiro, Saneamento, Sensação de Pertencimento, Transporte e Comunicação. A integração dos dados foi realizada por meio da lógica Fuzzy. Os resultados das análises ambientais indicaram a necessidade constante de acompanhamento destas e dos riscos agregados, sendo necessária a manutenção de estudos ambientais sistemáticos e duradouros, bem como a promoção da educação ambiental para os moradores da comunidade, a fim de se obter uma série histórica que poderá apresentar a diminuição de tais índices, fruto das ações sociais implementadas. A partir dos parâmetros sociais avaliados foi possível perceber que a principal ameaça à qualidade de vida da população com relação à saúde é a falta de saneamento básico.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-12-27
Como Citar
WERKHAUSER DEMARCO, L. F.; SILVEIRA TAKASE, L.; JORGINO BLANCO, M.; DE ARAÚJO JOÃO SOBRINHO, L. ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR PARA INDICAR AS PROVÁVEIS AMEAÇAS À SAÚDE E À QUALIDADE DE VIDA DA COMUNIDADE CAIÇARA ILHA DIANA. Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, v. 15, n. 34, p. 62 - 84, 27 dez. 2019.
Seção
Artigos