O USO DA OBSERVAÇÃO SOCIAL SISTEMÁTICA E AS GEOTECNOLOGIAS PARA ANÁLISE DE VULNERABILIDADE SOCIAL NO BAIRRO LAGOINHA, UBERLÂNDIA-MG

Autores

  • Vânia Santos Figueiredo UFU
  • Janiel Lopes de Oliveira Universidade Federal de Uberlândia
  • Lisbeth Segovia Materano Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/Hygeia142806

Palavras-chave:

Vulnerabilidade social. Formação estrutural. Desigualdade.

Resumo

O intuito da pesquisa foi analisar vulnerabilidade social, através do uso das geotecnologias junto ao método de Observação Social Sistemática - OSS no bairro Lagoinha no município de Uberlândia - MG. A análise realizada a partir do método de (OSS), tendo como subsídio as geotecnologias que  mostra a realidade do lugar, considerando os componentes de formação estrutural (vias, edificações, ruas e disponibilidade de áreas de lazer) sendo indicadores "sociais" que refletem uma situação de desigualdade.  Metodologicamente constou de consultas bibliográficas, visitas in loco, utilização do Google Street View, e mapeamento final com o sistema de informação geográfica (SIG), ILWIS 3.4. Para a obtenção de dados foram determinadas as variáveis e critérios que foram observados, considerando uma escala de quantificação, o bairro foi parcelado em 6 (seis) subáreas com características homogêneas, que foram codificadas por sinais alfabéticos desde A até o F, depois foi amostrado e aplicados os métodos da OSS para a quantificação das variáveis. Os resultados constataram que o maior percentual de fatores contrários à boa qualidade de vida da população se concentra na parte baixa da vertente, sentido as margens do córrego Lagoinha, sendo o contraste social confirmado a partir do mapeamento do local.

Downloads

Biografia do Autor

  • Vânia Santos Figueiredo, UFU
    Licenciada (2008), Mestra (2011), Bacharel (2017). Doutoranda em Geografia a partir do ano 2017 - IG/UFU. Atuou como consultora nos programas de extensão Cidade Sustentável e Programa Cidade Educadora, nos anos (07/2012-2013) desenvolvidos pela Universidade Federal de Uberlândia UFU. Diretora de Educação, Meio Ambiente e Sustentabilidade do Instituto Pró-Cidade Futura (2012-2013). Participou do Programa de Iniciação Científica Voluntária pelo PIVIC/UFU (2014). Pesquisas desenvolvidas na área de ensino, gestão ambiental, recuperação de solos degradados, educação ambiental e resíduos sólidos. Foi professora da Universidade Aberta a Vida, UNAVIDA/UVA, nos anos de (2011-2012). Atuou como professora substituta da Universidade Federal de Uberlândia nos de (2014-2016). Atualmente é doutoranda em Geografia-UFU e atua como consultora na elaboração dos Planos de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos e programas de coleta seletiva para os municípios do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.
  • Janiel Lopes de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia
    Geógrafo, mestrando em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia.
  • Lisbeth Segovia Materano, Universidade Federal de Uberlândia
    Geógrafa, mestranda em Geografia pela Universidade de Uberlândia.

Downloads

Publicado

05-07-2018

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SANTOS FIGUEIREDO, Vânia; LOPES DE OLIVEIRA, Janiel; SEGOVIA MATERANO, Lisbeth. O USO DA OBSERVAÇÃO SOCIAL SISTEMÁTICA E AS GEOTECNOLOGIAS PARA ANÁLISE DE VULNERABILIDADE SOCIAL NO BAIRRO LAGOINHA, UBERLÂNDIA-MG. Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, Uberlândia, v. 14, n. 28, p. 76–84, 2018. DOI: 10.14393/Hygeia142806. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/41289. Acesso em: 21 maio. 2025.