AVALIAÇÃO GEOQUÍMICA AMBIENTAL DO GARIMPO AREINHA: ESTUDO DA CONCENTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE METAIS PESADOS NOS SEDIMENTOS E OS DANOS À SAÚDE HUMANA

  • Amanda Dias Araújo Pós-Graduanda do Programa Interdisciplinar em Saúde, Sociedade e Ambiente/Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM.
  • Mariana de Oliveira Freitas Pós-Graduanda do Programa Interdisciplinar em Saúde, Sociedade e Ambiente Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM.
  • Lúcio do Carmo Moura Prof. Dr. Departamento de Geografia Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM.
  • Hernando Baggio Filho Prof. Dr. Departamento de Geografia Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM.
  • Rosana Passos Cambraia Profa. Dr. Faculdade de Ciências Básicas e da Sáude/Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

Resumo

O garimpo denominado Areinha está inserido na bacia hidrográfica do rio Jequitinhonha, cujas águas drenam áreas de garimpos que influenciam diretamente na qualidade do recurso hídrico. A área de pesquisa possui uma extensão de aproximadamente 9 km, área que está sob os cuidados da COOPERGADI. A pesquisa analisa os parâmetros para os metais Cu, Ni, Pb e Zn, analisando a concentração e a posterior comparação com a legislação do CONAMA 344/2004, visando inferir um alerta sob os riscos à saúde que da exposição direta a esses metais pode causar na população. Foram coletados 13 pontos, analisados sobre a técnica da espectrometria de absorção atômica por chama (FAAS). Para o Cu, o Ponto 3 Extra, ultrapassa o Nível 1, e o Ponto 1 Extra, excede do Nível 2. Para o Ni, o Ponto 3 Extra, ultrapassa o Nível 1. Para o Pb, seis pontos estão entre o Nível 1 (35,0 mg/kg) e o Nível 2 (91,3 mg/kg), e um ponto ultrapassa o Nível 2. Para o Zn nenhum dos treze pontos violou a legislação vigente. A modificação nas atividades de garimpo, de manuais para mecanizadas, intensificou o impacto ambiental negativo nessa região, devido a necessidade de removerem grandes quantidades de sedimentos para a extração do ouro e diamante.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-12-07
Como Citar
DIAS ARAÚJO, A.; DE OLIVEIRA FREITAS, M.; DO CARMO MOURA, L.; BAGGIO FILHO, H.; PASSOS CAMBRAIA, R. AVALIAÇÃO GEOQUÍMICA AMBIENTAL DO GARIMPO AREINHA: ESTUDO DA CONCENTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE METAIS PESADOS NOS SEDIMENTOS E OS DANOS À SAÚDE HUMANA. Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, v. 13, n. 26, p. 98 - 113, 7 dez. 2017.
Seção
Artigos