O FENÔMENO DE EXPANSÃO DAS CLÍNICAS MÉDICAS POPULARES: RESSIGNIFICAÇÃO DO BAIRRO CENTRO EM FORTALEZA - CEARÁ

Palavras-chave: Clínica popular. Geografia da Saúde. Bairro Centro. Ressignificação.

Resumo

As pesquisas na área da Geografia da Saúde são de ampla relevância para a análise das transformações socioespaciais, motivadas pela dispersão e concentração dos serviços e equipamentos de saúde. Portanto, o presente artigo tem o propósito de analisar as transformações ocorridas no bairro Centro em Fortaleza - Ceará, após a inserção das clínicas médicas populares na década de 1990. Para um melhor entendimento da dinâmica do bairro e das clínicas médicas, foram realizados trabalhos de campo com a aplicação de questionários direcionados aos responsáveis pelas 32 clínicas existentes no local. Foi constatado que a presença das clínicas médicas populares foi responsável por mudanças significativas no Centro. O bairro, que era predominantemente comercial, transformou-se em um polo prestador de serviços da saúde de cunho popular. A permanência das clínicas médicas populares está diretamente vinculada ao interior do Ceará, pois é justamente a população dos municípios do interior do estado a base de sustentação dos estabelecimentos de saúde. De modo geral, observou-se que as clínicas direcionadas à população menos privilegiada economicamente impulsionaram de forma simultânea a ressignificação da Praça do Passeio Público e a valorização da área do entorno, através das novas formas de ação e das mudanças de função do local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudiana Viana Godoy, Universidade Federal do Ceará
Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) (2013 - 2015).
José Borzacchiello da Silva, Universidade Federal do Ceará
Professor Emérito e Professor Titular da Universidade Federal do Ceará. Pós-doutoramento em Geografia Humana pela Université de Paris IV - Sorbonne. Doutor e mestre em Geografia Humana pela USP. Professor do programa de pós-graduação em geografia da UFC. Professor do Departamento de Geografia da PUC-RIO, Coordenador da àrea de Geografia da CAPES (2008/2010). Presidente da AGB (1986-1988). Presidente da ANPEGE (2003-2005). Membro do comitê científico das revistas - TERRA LIVRE, AURORA GEOGRAPHY JOURNAL(Portugal), NORBA Revista de Geografia (Espanha), CIDADES, CONFINS, MERCATOR, GEOGRAPHARES, ESPA
Publicado
2018-07-05
Como Citar
GODOY, C. V.; DA SILVA, J. B. O FENÔMENO DE EXPANSÃO DAS CLÍNICAS MÉDICAS POPULARES: RESSIGNIFICAÇÃO DO BAIRRO CENTRO EM FORTALEZA - CEARÁ. Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, v. 14, n. 28, p. 32 - 49, 5 jul. 2018.
Seção
Artigos