ANÁLISE DA DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DA ÁREA DE INFLUÊNCIA DAS QUEIMADAS DE CANA-DE-AÇÚCAR E PREVALÊNCIA DOS SINTOMAS DE ASMA EM ALUNOS DO MUNICÍPIO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES - RJ, NO PER͍ODO DE 2012 E 2013

  • Keila Valente de Souza Fiocruz
  • Martha Macedo de Lima Barata
  • Jefferson Caldas dos Santos Pereira
  • Júlia Célia Mercedes Strauch
  • Hermano Albuquerque de Castro
Palavras-chave: Asma, Queima de cana-de-açúcar, vulnerabilidade socioeconômica

Resumo

A queima da cana-de-açúcar tem gerado aumento da quantidade de fuligens em Campos dos Goytacazes (RJ) e pode ser perigosa para o meio ambiente e para a saúde da sua população. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar geograficamente os graus de vulnerabilidade socioeconômica, a prevalência dos sintomas de asma em escolares de 6-7 e 13-14 anos de idade e os setores censitários mais expostos aos focos de queimadas de cana-de-açúcar em Campos dos Goytacazes (RJ), estabelecendo uma relação entre esses fatores. Para analise de sintomas de asma em estudantes foram usados dados do questionário International Study of Asthma and Allergies in Childhood (ISAAC). Na avaliação da influência de queima de cana-de-açúcar na região foi aplicado o estimador de densidade de Kernel. Na investigação da vulnerabilidade socioeconômica foi formado um índice que reflete condições de infraestrutura, renda e educação. Os setores censitários mais vulneráveis socioeconomicamente estão sob maior influência dos focos de queimadas e contêm maior número de estudantes com sintomas de asma severa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Keila Valente de Souza, Fiocruz
Formada em geografia pela UERJ. Mestre em Saúde Pública e Meio Ambiente pela Escola Nacional de Saúde Pública (Fiocruz). Atualmente, analista censitária de geoprocessamento do IBGE.
Publicado
2017-06-22
Como Citar
DE SOUZA, K. V.; BARATA, M. M. DE L.; PEREIRA, J. C. DOS S.; STRAUCH, J. C. M.; DE CASTRO, H. A. ANÁLISE DA DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DA ÁREA DE INFLUÊNCIA DAS QUEIMADAS DE CANA-DE-AÇÚCAR E PREVALÊNCIA DOS SINTOMAS DE ASMA EM ALUNOS DO MUNICÍPIO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES - RJ, NO PER͍ODO DE 2012 E 2013. Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, v. 13, n. 24, p. 41 - 53, 22 jun. 2017.
Seção
Artigos