IMPACTOS NEGATIVOS DO USO DE AGROTÓXICOS À SAÚDE HUMANA

  • Rodrigo Marciel Soares Dutra MESTRE EM RECURSOS NATURAIS DO CERRADO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (UEG) http://orcid.org/0000-0003-3952-535X
  • Murilo Mendonça Oliveira de Souza DOUTOR EM GEOGRAFIA/UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (UEG).
Palavras-chave: Impactos Socioambientais, Saúde Coletiva, Saúde no Campo

Resumo

A utilização de agrotóxicos tem crescido vertiginosamente em território brasileiro, sendo que, desde 2008, o país assumiu o posto de maior consumidor mundial destes produtos. Este contexto tem resultado em impactos socioambientais intensos e, muitas vezes, irreversíveis. Devem ser destacados os impactos relacionados à saúde da população do campo e da cidade. Os casos de intoxicação direta por trabalhadores rurais e agricultores camponeses, e a contaminação através do consumo de alimentos envenenados representam possibilidades de intoxicação por agrotóxicos. Isto tem levado a consideráveis problemas de saúde pública, como o aumento de problemas renais e do número de casos de câncer, entre outros. Nesse contexto, o presente texto tem como objetivo geral promover um processo de reflexão sobre a indústria agroquímica e seus impactos para a saúde coletiva brasileira. A metodologia tem suas bases em uma perspectiva participante de pesquisa, considerando a ação concreta como parte de tal processo, o que, neste caso, ocorreu basicamente a partir da inserção e atuação na Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida. De forma geral, as discussões e reflexões realizadas nos direcionam ao entendimento de que a indústria agroquímica, apoiada pelo Estado, tem assumido uma postura inconsequente com relação à utilização de agrotóxicos no país. Esta postura tem levado ao aumento de casos de câncer e outros problemas de saúde pública, além de impactos ambientais e sociais. Nesse sentido, esperamos que este texto contribua com o debate/combate aos agrotóxicos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Marciel Soares Dutra, MESTRE EM RECURSOS NATURAIS DO CERRADO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (UEG)
Campus Anápolis de Ciências Exatas e Tecnológicas - Mestrado em Recursos Naturais do Cerrado
Publicado
2017-06-22
Como Citar
DUTRA, R. M. S.; SOUZA, M. M. O. DE. IMPACTOS NEGATIVOS DO USO DE AGROTÓXICOS À SAÚDE HUMANA. Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, v. 13, n. 24, p. 127 -140, 22 jun. 2017.
Seção
Artigos