FORMIGAS (Hymenoptera: Formicidae) EM CENTROS DE SAÚDE DA FAMÍLIA DE CHAPECÓ, SC

  • Isabella Schwingel Estudante do Curso de Medicina da Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó.
  • Junir Antonio Lutinski Unochapecó
  • Suiane Oliveira de Quadros Estudante do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó
  • Maria Assunta Busato Unochapecó
  • Carla Rosane Paz Arruda Teo Unochapecó
Palavras-chave: Epidemiologia. Microrganismos. Prevenção. Saúde Pública. Vetores.

Resumo

As formigas se caracterizam pela ampla distribuição e abundância nos ambientes terrestres. Algumas espécies são consideradas pragas em ambientes urbanos, devido à sua capacidade de se adaptar a esse meio. Considerando a importância das formigas para a saúde pública, este trabalho teve como objetivos caracterizar a assembleia de formigas que ocorre nos Centros de Saúde da Família (CSF) de Chapecó, SC, e identificar os ambientes mais propensos à sua infestação. O estudo foi desenvolvido em 10 CSF no período de março a junho de 2015. Foram amostradas formigas em cinco ambientes: área externa, sala de espera, almoxarifados, consultórios e salas de reuniões. As amostras foram conduzidas manualmente e sem nenhum componente atrativo. A associação das formigas com cada ambiente foi avaliada por meio de uma Análise de Componentes Principais (PCA).Foram registradas 236 ocorrências de formigas totalizando 25 espécies com maior ocorrência na área externa e sala de espera. Nylanderia fulva, Camponotuscrassus e Dorymyrmexbrunneus apresentaram associação positiva com os ambientes avaliados.Este estudo ampliou o conhecimento sobre a ocorrência de formigas em estabelecimentos de saúde da região sul do Brasil, especialmente em Centros de Saúde da Família.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Junir Antonio Lutinski, Unochapecó
Professor permanente do Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde da UNOCHAPEC
Maria Assunta Busato, Unochapecó
Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da UNOCHAPEC
Carla Rosane Paz Arruda Teo, Unochapecó
Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da UNOCHAPEC
Publicado
2016-12-16
Como Citar
SCHWINGEL, I.; LUTINSKI, J. A.; DE QUADROS, S. O.; BUSATO, M. A.; TEO, C. R. P. A. FORMIGAS (Hymenoptera: Formicidae) EM CENTROS DE SAÚDE DA FAMÍLIA DE CHAPECÓ, SC. Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, v. 12, n. 23, p. 111 - 121, 16 dez. 2016.
Seção
Artigos