ASPECTOS SOCIOAMBIENTAIS E PARASITOLÓGICOS DE CATADORES(AS) DE UMA COOPERATIVA DE TRIAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Autores

  • Vânia Raquel Duarte Pereira Universidade Federal de Pelotas
  • Juliana Carriconde Hernandes Universidade Federal de Pelotas
  • Kunde Corrêa Universidade Federal de Pelotas
  • Luciara Bilhalva Corrêa Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.14393/Hygeia1231863

Palavras-chave:

Parasitos intestinais, Resíduos sólidos urbanos, Educação sanitária e ambiental

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar os aspectos parasitológicos e socioambientais de catadores(as) de materiais recicláveis que trabalham na cooperativa COOTAFRA da cidade de Pelotas-RS. Voluntariamente, 10 trabalhadores aceitaram participar da pesquisa, de um universo de 12 catadores. Foi aplicado um questionário semiestruturado e requisitadas três amostras fecais (em dias alternados), para a análise parasitológica através dos testes de Faust e Ritchie. A prevalência para enteroparasitos foi de 70%, sendo o helminto Trichuris trichiura o mais frequente (50%). Entamoeba coli (30%), Giardia lamblia (10%), Endolimax nana (10%) e Strongyloides stercoralis (10%) também foram diagnosticados. Casos de poliparasitismo foram observados. No grupo investigado, foram detectados possíveis fatores que podem provocar a infecção entérica, como: baixo nível escolar; a ocorrência de acidentes no trabalho; estrutura de saneamento básico deficiente, principalmente em relação ao esgoto sanitário; o uso de dejetos de animais na adubação da horta e o contato com animais domésticos. É preciso ações de educação sanitária e ambiental, realização de exames parasitológicos periódicos e garantir acesso aos serviços de saneamento básico, a fim de favorecer o controle das enteroparasitoses nesta população, já que essa categoria sofre um processo histórico de negação de direitos.

Downloads

Biografia do Autor

  • Vânia Raquel Duarte Pereira, Universidade Federal de Pelotas
    Engenheira Sanitarista e Ambiental
  • Juliana Carriconde Hernandes, Universidade Federal de Pelotas
    Programa de pós-graduação em Parasitologia, Instituto de Biologia, Universidade Federal de Pelotas
  • Kunde Corrêa, Universidade Federal de Pelotas

    PhD em redução da poluição e diminuição do impacto ambiental de atividades agropecuárias. Centro de Engenharias. Núcleo de Educação, Pesquisa e Extensão em Resíduos e Sustentabilidade. 

  • Luciara Bilhalva Corrêa, Universidade Federal de Pelotas
    Doutora em Educação Ambiental. Centro de Engenharias. Núcleo de Educação, Pesquisa e Extensão em Resíduos e Sustentabilidade.

Downloads

Publicado

12-06-2016

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PEREIRA, Vânia Raquel Duarte; HERNANDES, Juliana Carriconde; CORRÊA, Kunde; CORRÊA, Luciara Bilhalva. ASPECTOS SOCIOAMBIENTAIS E PARASITOLÓGICOS DE CATADORES(AS) DE UMA COOPERATIVA DE TRIAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS. Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, Uberlândia, v. 12, n. 22, p. 123–133, 2016. DOI: 10.14393/Hygeia1231863. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/31863. Acesso em: 26 jul. 2025.