OS DETERMINANTES DO DENGUE NO CONTEXTO AMAZÔNICO: UMA VISÃO GEOGRÁFICA DO AMBIENTE DA DOENÇA NO ACRE

  • Cleilton Sampaio de Farias Doutorando em Ensino de Biociências e Saúde - IOC/FIOCRUZ/RJ. Professor, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre, Rio Branco/Brasil.
  • Jamille Dos Santos Souza Graduanda em Ciências Biológicas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre, Rio Branco/Brasil. Bolsista PIBIC/CNPq.
Palavras-chave: Acre, dengue, determinantes

Resumo

A produção do dengue é resultado da combinação de diversos fatores sociais e ambientais. A análise desses fatores possibilita a compreensão da distribuição da doença através da correlação entre a incidência do dengue em determinada área e a presença ou ausência de fatores determinantes. Com isso, discutiu-se como os macro-determinantes se apresentam nos vinte e dois municípios do estado do Acre e qual é a influência dos mesmos para a produção do dengue. Para tanto, utilizou-se a metodologia de pesquisa bibliográfica e documental na qual os dados secundários foram coletados de documentos oficiais e de livros técnicos. O estado do Acre possui o conjunto dos fatores determinantes do dengue bem elevado contribuindo para o surgimento e disseminação da doença. Os municípios que apresentaram os maiores índices foram Rio Branco e Cruzeiro do Sul, refletindo nos números de notificações de casos de dengue, com os dois municípios entre os primeiros do estado e, mais recentemente, Cruzeiro do Sul apareceu entre as maiores incidências de dengue no Brasil. É necessário acompanhar periodicamente a evolução dos fatores em paralelo com as notificações e construir diversos cenários, só assim será possível pensar em prevenção, controle e combate da doença.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleilton Sampaio de Farias, Doutorando em Ensino de Biociências e Saúde - IOC/FIOCRUZ/RJ. Professor, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre, Rio Branco/Brasil.
Docente IFAC, Doutorando em Ensino de Biociências e Saúde
Publicado
2016-08-12
Como Citar
DE FARIAS, C. S.; DOS SANTOS SOUZA, J. OS DETERMINANTES DO DENGUE NO CONTEXTO AMAZÔNICO: UMA VISÃO GEOGRÁFICA DO AMBIENTE DA DOENÇA NO ACRE. Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, v. 12, n. 22, p. 110 - 122, 12 ago. 2016.
Seção
Artigos