RELAÇÃO ENTRE FATORES CLIMÁTICOS E DOENÇAS DO APARELHO CARDIOVASCULAR NO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA-PR

  • Natália Galvão
  • Maysa de Lima Leite Doutora em Agronomia, UNESP, Botucatu, SP Professora do Departamento de Biologia Geral, UEPG, Ponta Grossa, PR
  • Jorim Sousa das Virgens Filho Doutor em Energia na Agricultura, UNESP, Botucatu, SP/Professor do Departamento de Matemática e Estatística, UEPG, Ponta Grossa, PR.
  • Catherine Copas Pontes Graduanda em Bacharelado em Enfermagem- UEPG/Bolsista de Iniciação Científica da Fundação Araucária.
Palavras-chave: Epidemiologia, morbidade, climatologia aplicada

Resumo

As doenças do aparelho cardiovascular (DAC) são um problema de saúde pública visto que sua ocorrência é a terceira maior causa de internamentos no SUS. Sendo assim o presente estudo teve como objetivo avaliar a relação entre a morbidade por DAC e algumas variáveis climáticas no município de Ponta Grossa, PR, no período de 1998 a 2013. Os dados epidemiológicos de internações juntamente com os dados populacionais foram utilizados para a elaboração da taxa de internação por 10.000 habitantes e analisados juntamente com os dados climáticos por meio do Coeficiente de Correlação de Pearson e da Análise de Regressão Linear Múltipla. Os resultados mostraram que as taxas variaram pouco entre um mês e outro, mas se mantiveram ligeiramente mais baixas nos primeiros meses do ano (janeiro a abril) e no final do ano (novembro e dezembro), referentes aos meses mais quentes. Quando a população idosa é analisada separadamente, as taxas de internação não apresentam um padrão específico, mas seus valores apresentam-se mais elevados. Obteve-se correlações e regressões fortes e significativas. O clima atua de forma individualizada nas várias doenças que fazem parte das doenças do aparelho cardiovascular e nos grupos etários indicando que os efeitos do clima sobre a saúde são diversos e específicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2015-12-28
Como Citar
GALVÃO, N.; DE LIMA LEITE, M.; SOUSA DAS VIRGENS FILHO, J.; COPAS PONTES, C. RELAÇÃO ENTRE FATORES CLIMÁTICOS E DOENÇAS DO APARELHO CARDIOVASCULAR NO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA-PR. Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, v. 11, n. 21, p. 93 - 106, 28 dez. 2015.
Seção
Artigos