A INFLUÊNCIA DAS ÁREAS VERDES NA QUALIDADE DE VIDA URBANA

  • Patrícia Ribeiro Londe Universidade Federal de Uberlândia
  • Paulo Cezar mendes Universidade Federal de Uberlândia
Palavras-chave: Áreas Verdes, Qualidade Ambiental, Qualidade de Vida.

Resumo

A temática sobre áreas verdes é extremamente complexa, permitindo vários olhares e perspectivas de análise. Neste trabalho, procuramos dar ênfase e tecer reflexões a cerca dos benefícios ambientais proporcionados pelas áreas verdes no espaço urbano e suas contribuições para a qualidade de vida da população. Estas áreas são consideradas espaços livres, com predominância de vegetação arbórea, acessíveis ao uso direto da população. Por desempenharem diferentes funções no espaço urbano, as áreas verdes proporcionam inúmeros benefícios tanto para a qualidade do meio ambiente e o equilíbrio ambiental, quanto para saúde e bem-estar da população citadina. Partindo-se desta premissa, é de extrema relevância estudos que discutam a importância destas áreas no espaço urbano, bem como reflexões acerca da importância do planejamento municipal e de políticas públicas, na construção de cidades ambientalmente saudáveis e sustentáveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Ribeiro Londe, Universidade Federal de Uberlândia
Bióloga e Especialista em Gestão e Educação Ambiental pelo Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM). Mestranda em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (FU)
Publicado
2014-07-25
Como Citar
LONDE, P. R.; MENDES, P. C. A INFLUÊNCIA DAS ÁREAS VERDES NA QUALIDADE DE VIDA URBANA. Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, v. 10, n. 18, p. 264 - 272, 25 jul. 2014.
Seção
Artigos